Assembleia Docente: união e mobilização em tempos de crise

Nesta quarta-feira, dia 07 de novembro de 2018, foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando a defesa da democracia e da universidade pública. Após uma série de análises de conjuntura e propostas de ação dos presentes ficou como encaminhamento geral a formação imediata de um comitê de mobilização permanente, que junto à diretoria da Adunifesp-SSind organizará e dará prosseguimento às diversas propostas apresentadas em assembleia.

Considerando a gravidade da conjuntura e as ameaças à universidade, mesmo com um diagnóstico a ser amadurecido, foram apresentadas propostas de ação da categoria docente em quatro grandes frentes: 1) Assessoria Jurídica – ampliação do serviço jurídico da entidade; criação e divulgação de um protocolo de segurança jurídico e de ação/cuidados coletivos em momentos de constrangimento e violência dentro da sala de aula e nos espaços da universidade; criação de canal de denúncia entre os docentes a Adunifesp e a Assessoria Jurídica; ampliação da relação entre demais assessorias jurídicas das entidades; 2) Assessoria de Comunicação – ampliação da atuação da comunicação da entidade; revisão da estrutura de comunicação; formação de grupos/redes de divulgação de atividades na Adunifesp; grupo de discussão das diferentes linguagens necessárias para melhorar a comunicação entre entidade, categoria e sociedade; criação de grupo de whatssap para informações organizativas abertas às demais categorias; produção de material temático especificamente para whatssap; 3) Qualificação/Formação política – organização de ciclos de debate, rodas de conversa, aulas públicas e grupos de estudos para aprofundar o diagnóstico, ampliar a análise de conjuntura e esclarecer sobre os temas da previdência, privatização etc.; 4) Atuação da Adunifesp – campanha de filiação para fortalecimento político e financeiro da entidade; calendário de assembleias e atividades regulares; formação de comitê de mobilização permanente.

Ao final da assembleia o Comitê de Mobilização Permanente começou a ser formado a partir da disponibilidade e interesse dos presentes em alguns dos itens dos eixos de ação listados acima.

O momento exige união e fortalecimento dos espaços institucionais e coletivos de atuação. Não fique sozinho, filie-se à Adunifesp! Se já filiado ocupe esse espaço e ajude na organização dessa agenda que é de todos e todas! Unidos somos mais fortes!

Adunifesp-SSind