Nota sobre a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp de 29/AGO/ 2016

ag_29_ago_img-pagina001post30-08-16

A Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp realizada em 29 de agosto de 2016 teve como pauta única a participação da Associação dos Docentes (Adunifesp-Ssind) na Comissão Eleitoral (CER) e Comissão Organizadora (COC) responsáveis pelo processo eleitoral e consulta às categorias na próxima eleição para reitoria na Unifesp.

A Assembleia contou com a participação de 27 docentes e iniciou com uma série de informes de interesse à categoria como o andamento dos debates na Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo e sobre as mobilizações para constituição de frentes contra o projeto “Escola sem Partido” indicando alguns caminhos abertos de mobilização e luta contra os ataques à educação pública.

Após os informes a mesa realizou uma série de esclarecimentos relativos a competência, atribuição e formação de cada comissão que realizará e acompanhará o processo eleitoral na Unifesp. Feitos os esclarecimentos foi aberto o debate sobre a continuidade ou não da participação da Adunifesp nas comissões, seguido pela votação em duas etapas: 1ª) participação ou não participação da Adunifesp nas comissões; 2ª) forma de participação da entidade – pela manutenção da participação como já está sendo feita, ou seja, com a presença de seus diretores ou pela alteração dessa participação substituindo os diretores por docentes indicados pela associação.

Na primeira votação o resultado foi o seguinte: 19 docentes votaram a favor da participação da Adunifesp nas comissões; 03 docentes votaram contra e 04 abstenções. Na segunda votação, 17 docentes votaram pela manutenção da forma de participação da entidade, com a presença da direção; 06 votaram pela substituição dos diretores por docentes indicados e 03 abstenções.

Como encaminhamento complementar foi proposto e deliberado pela plenária a próxima assembleia da categoria docente para o dia 20 de setembro.