Nota de Pesar

É com grande pesar que a Associação dos Docentes da Unifesp comunica o falecimento da Professora Andréa Almeida Torres, docente do Curso de Serviço Social do campus Baixada Santista, ocorrido no último sábado, 31 de agosto de 2019.

Grande pesquisadora e defensora dos direitos humanos, Andréa Torres lutou até o último segundo contra o estado penal e contra as políticas de encarceramento em massa. Também não media esforços para a defesa da Universidade Pública, de qualidade e socialmente referenciada e, neste sentido, participou conosco de muitas lutas contra a barbárie que tentam impor às universidades brasileiras, da falta de políticas de permanência estudantil à mordaça do fascismo que ronda nossas portas.

Nesse momento de tristeza e dor, expressamos nossos sentimentos de pesar e nossa solidariedade a seus familiares, amigos, professores e estudantes do curso de Serviço Social e de todo o campus da Unifesp Baixada Santista.


A Unifesp amanheceu mais triste, mas guarda o sorriso largo e a alegria que Andréa Almeida Torres espalhava mesmo nos momentos mais difíceis. Era dela o toque do pandeiro que animava as rodas culturais e políticas nas manifestações docentes do campus. Suas apostas em um mundo melhor são as nossas.


Andréa Torres, presente!

*Fotografia: Fátima Queiroz