No dia 06 de dezembro de 2024 foi realizada uma mesa redonda para discussão das possibilidades de gestão dos Hospitais Universitários da Unifesp, tendo em vista o contexto de proximidade do fim do contrato entre HU e SPDM, a necessidade de definição do modelo de gestão para o HU2 e também a futura construção do HU3. A atividade organizada pela Adunifesp contou com a presença do Presidente da EBSERH Arthur Chioro, do Diretor Técnico do Hospital São Paulo Eduardo Medeiros, da Reitora Raiane Assumpção e da Vice-reitora Lia Bittencourt. O evento pode ser assistido na íntegra em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=P19SH7NN8v0.
A mesa foi mediada pela docente e diretora da Adunifesp, Adriana Amorin, que garantiu a apresentação das duas propostas assim como a participação do público presente. Iniciando pela fala do Diretor Técnico do HU Eduardo Medeiros, o docente defendeu a proposta de gestão do HU2 pela SPDM – Associação Paulista para do Desenvolvimento da Medicina para gestão do HU2. No destaque da proposta, ficou para o entendimento que o HU2 deve funcionar como uma unidade contínua ao HU-HSP, garantindo à comunidade universitária e população atendida, maior coesão, complementariedade e eficiência entre os setores hospitalares da região.
A proposta da EBSERH, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, foi apresentada pelo seu presidente Arthur Chioro, também docente da EPM-Unifesp. O destaque da proposta de gestão, que também contempla ampliação de serviços e leitos, custeio das despesas a partir de verbas federais ligadas ao SUS e também MEC, foi para a autonomia que a universidade recupera com a EBSERH garantindo que a indicação do superintendente e diretores dos Hospitais seja realizada pela comunidade universitária e pelas instâncias da Unifesp sem qualquer interferência da empresa gestora.
A Reitora Raiane e a Vice-Reitora Lia, reforçaram a importância do espaço e da discussão, que se soma a iniciativas do grupo de trabalho sobre o tema, com diversos debates e audiências públicas desde 2023, para que a comunidade acadêmica consiga avaliar as diferentes propostas para o futuro da Unifesp quanto a gestão de seus hospitais universitários. Um importante destaque da fala da Reitora foi a atenção que a comunidade da Unifesp deve dar aos documentos oficiais que regulam toda essa relação entre universidade, hospitais e gestão, estabelecendo as funções e limites de todas as partes envolvidas, evitando formar opiniões e tomar decisões baseadas nas impressões e informações imprecisas sobre o processo. Acesse aqui todo o ciclo de seminários sobre o tema da gestão dos hospitais universitários no contexto da Unifesp assim como os acordos de cooperação e gestão na íntegra: https://adunifesp.org.br/seminarios-relacao-unifesp-spdm-contribuicoes/.
Ainda como importante contribuição ao debate destaca-se a fala do docente Alberto Handfas, presidente da Adunifesp sobre o tema: “Os Hospitais Universitários fazem parte da Universidade, do projeto de ensino, pesquisa e extensão e nesse sentido sua gestão é de interesse da comunidade como um todo. O corpo docente da Unifesp é plural em suas posições sobre a gestão dos hospitais universitários, essa iniciativa de debate é para construção de consenso do que seria melhor para universidade e comunidade. Ainda nesse sentido, minha opinião pessoal, compartilhada por significativa parcela da comunidade e movimento sindical local e nacional, é a defesa da saúde pública e estatal, um serviço universal a toda população e classe social como princípio. Mesmo considerando a especificidade da Unifesp, em que o hospital não é federalizado, e gerido por uma empresa privada, a defesa seria pela garantia de que sua gestão retornasse a dimensão pública e estatal, garantindo autonomia à universidade para tomada de decisão em relação aos serviços oferecidos pelos hospitais universitários”.
A Adunifesp convida mais uma vez a comunidade a acompanhar os debates realizados sobre o tema ,assim como participar da próxima Audiência Pública sobre o HU2 que será no próximo dia 17 de dezembro de 2024 às 12h30 no auditório da Reitoria da Unifesp, transmitido ao vivo pelo cana da Unifesp no Youtube: https://www.youtube.com/live/JAB1yMH4Gbg?si=r5csy–hIm821MXk