Carta do Conselho de Entidades sobre o 2º Fórum de Reforma do Estatuto

Nos dias 18 e 19 de setembro, a Comunidade Unifesp esteve reunida para o 2º Fórum de Reforma do Estatuto. Mais de 130 delegados de todos os campi – entre estudantes, servidores técnico-administrativos e professores – participaram do encontro, que discutiu e aprovou uma série de propostas para o novo Estatuto, apresentadas pela Comissão para a Reforma e por diversos setores da universidade.

O Conselho de Entidades, que participou ativamente da construção do Fórum e de todo processo de Reforma até o momento, avalia que o evento representou um grande avanço para o futuro da universidade. Entre os pontos aprovados, destacamos a paridade de representação entre as categorias nos órgãos colegiados, a composição democrática do Conselho Universitário (Consu) e a criação do Conselho de Assuntos Estudantis. Assim, o novo Estatuto supera parte importante dos principais problemas da universidade, como a falta de democracia interna, a maior participação dos novos campi e a necessidade de uma política concreta de permanência estudantil.

O Fórum também aprovou por aclamação uma moção para que o Consu acate as deliberações e respeite as posições debatidas e deliberadas. O Conselho de Entidades espera, assim, que toda a participação não tenha sido em vão, e que o Consu e a Reitoria se comprometam com um Estatuto coerente com o que foi discutido e aprovado pela comunidade.

No próximo final de semana, dia 03 de outubro, o Fórum volta a se reunir para discutir os pontos ainda pendentes, além das disposições transitórias, que dirão como será a transição do atual Estatuto para o próximo e como poderão ser formadas as unidades universitárias. Neste sentido, é fundamental que todos os delegados que participaram da primeira etapa do 2º Fórum estejam presentes. A participação massiva da comunidade é fundamental para construirmos um Estatuto democrático, que respeite a diversidade da universidade e que solucione os muitos problemas da Instituição.

Continuaremos mobilizados e participando de todos os debates para garantir um novo Estatuto com maior democracia, participação e que contemple as reivindicações da comunidade. Assim, esperamos que este Conselho seja ouvido durante o processo de aprovação do Estatuto e que prevaleça o diálogo neste momento tão importante para o futuro da Unifesp.

Conselho de Entidades da Unifesp (Adunifesp, APG, DCE e Sintunifesp)