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A Associação dos Docentes da Unifesp convida todos e todas a lerem e assinarem nossa Carta-Compromisso como início da luta pela derrota de Bolsonaro e defesa da Universidade pública. Lei carta na íntegra abaixo e assine pelo formulário AQUI.

CARTA COMPROMISSO 

À Candidatura Lula Presidente, 

Caro candidato Lula, 

Docentes da Universidade Federal de São Paulo, reunidos em Assembleia Geral da Adunifesp – Seção Sindical do Andes-SN, decidimos nos dirigir ao senhor para apresentar esta carta-compromisso. A sua candidatura é a única que pode, não apenas derrotar Bolsonaro e seu projeto de destruição da Universidade Pública, da Ciência, da Democracia e da Nação, mas também criar as condições para que, apoiando-se no movimento e nas lutas populares, recuperemos todos os direitos e conquistas sociais e trabalhistas eliminadas desde o golpe de 2016. É também a candidatura que permite abrir o caminho para a verdadeira transformação do país. 

Sabemos que a derrota eleitoral de Bolsonaro, por imprescindível e urgente que seja, é apenas o primeiro passo. A ele devem se seguir vários outros. Para tanto, docentes da Unifesp, junto com colegas de inúmeras outras universidades, propomos aqui um compromisso comum de luta. 

Mais do que isso, caro candidato Lula: mantendo nossa total independência sindical frente a partidos e a governos, decidimos nos engajar na batalha para garantir a sua eleição para que, juntos, possamos lutar por: 

  1. Garantia do respeito ao voto popular e ao resultado eleitoral. Nas urnas e nas ruas, com o povo mobilizado (antes, durante e após as eleições), é preciso rejeitar peremptoriamente qualquer tentativa bolsonarista de pisotear as urnas e preparar, num golpe, um atentado à democracia.
  1. Revogação de todos os ataques à Universidade e aos Serviços Públicos:

– Revogação imediata do Teto de Gastos (EC-95), que congelou por 20 anos as verbas à Saúde e à Educação, e das demais medidas fiscalistas que travam gastos sociais, desvinculam receitas constitucionais a serviços públicos etc.; 

– Valorização da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia e recomposição dos orçamentos destinados a essas e outras áreas sociais voltadas ao desenvolvimento nacional; 

– Recomposição e suplementação imediata das verbas às Universidades e Institutos Federais; 

– Retomada dos investimentos para a manutenção e construção de laboratórios, edifícios, aquisição de novos equipamentos, livros às bibliotecas etc.; 

– Garantia de Hospitais Universitários Públicos, com forte recuperação de verbas e contra a ação privatista das OSs no interior das IFES; 

– Reabertura imediata de concursos públicos para permitir a continuidade da expansão do sistema federal de ensino superior e das políticas e programas acadêmicos, com qualidade, gratuitos e socialmente referenciados; 

– Recuperação e expansão dos investimentos com políticas afirmativas e assistência estudantil;  

– Garantia de políticas específicas voltadas ao combate à evasão e abandono dos cursos pelos estudantes, reflexo da pandemia de Covid-19. 

  1. Recuperação da Pesquisa Acadêmica, Científica e Cultural:

– Recomposição e recuperação imediata das verbas às agências de fomento à pesquisa (Capes, CNPq etc.); 

– Garantia da autonomia técnico-científica de tais agências; 

– Garantia da autonomia universitária, essencial à produção científico-acadêmica e ao desenvolvimento dos planos pedagógicos. Respeito aos processos de escolha democrática de dirigentes universitários – rejeitando o intervencionismo bolsonarista e suas diversas portarias (por exemplo, a PM 555/2022, que dá poderes de perseguição aos dirigentes das instituições), dentre outras medidas autoritárias; 

– Recomposição e expansão das bolsas de pesquisa em todos os níveis e do financiamento público à pesquisa acadêmica; 

– Garantia da laicidade do estado e do ensino; 

– Ampliação do debate sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação; 

– Revogação das Resoluções CNE/CP 02/2019 e 01/2020, que dispõe sobre a formação inicial e continuada de professores da educação básica e aprova a BNC-Formação, pois ambas afetam a autonomia universitária na elaboração e desenvolvimento de seus projetos e políticas de formação de professores (cursos de licenciatura). 

  1. Recuperação e melhorias à carreira docente, contra a precarização da docência:

– Imediata recomposição de salários e benefícios que permita recuperar todas as perdas inflacionárias (servidores públicos federais tiveram seus salários reajustados pela última vez em acordo firmado ainda no governo Dilma. Desde a última parcela de tal reajuste – jan/2017, as perdas inflacionárias já corroeram 35% dos salários); 

– Reestruturação da carreira docente de maneira a priorizar o regime de Dedicação Exclusiva e democratizar a progressão (por merecimento acadêmico) na carreira e na remuneração; 

– Revogação das reformas previdenciárias, que retiraram direitos dos servidores e dos trabalhadores em geral; 

– Revogação da reforma trabalhista e rejeição da reforma administrativa – que abrem precedentes gravíssimos para destruir a carreira docente. 

  1. Reversão das medidas antinacionais e antipopulares tomadas desde o golpe de 2016, como por exemplo, o fim da Lei do Pre-sal (e do Fundo Soberano), a reestatização da Eletrobras, das refinarias da Petrobras etc.
  1. Avançar rumo às reformas estruturais necessárias ao país:

– Reforma tributária progressiva, que eleve impostos sobre as grandes fortunas, os especuladores financeiros e o latifúndio e permita reduzir a carga tributária sobre o consumo familiar, os pobres e a classe média. 

– Preparar o caminho às reformas estruturais, tais como a Urbana, a Agrária, a Política, a da Mídia, do Judiciário etc.  

 

Caro candidato Lula, 

Sabemos que sua eleição não garantirá por si só que tais medidas sejam implementadas. Sabemos que a caneta do presidente não pode tudo; que ferrenha oposição a tais medidas – vinda da grande mídia corporativa, do grande capital financeiro e internacional, das poderosas e numerosas bancadas reacionárias do Congresso, dos lobbies e das demais instituições de poder – farão de tudo para frustrar as pautas populares, democráticas e da soberania nacional. É por isso que, desde já, nos comprometemos a mobilizar para criar uma grande onda de luta unitária para permitir o avanço de tais demandas e bandeiras.  

Estamos juntos nesta luta! E esperamos um compromisso mútuo para juntos lutarmos pela implementação de tais pautas – antes, durante e depois das eleições. Eleições nas quais batalhamos para que a sua candidatura derrote definitivamente Bolsonaro e a política antissocial, privatista e antinacional que ele e outros candidatos defendem. 

Docentes da Unifesp reunidos em Assembleia Geral da Adunifesp, dia 08 de setembro de 2022. 

Apoiam esta carta: 

Alberto Handfas  Docente  Unifesp, Campus Osasco, Departamento de Ciências Econômicas 
Darlene Cristina Nery Rocha   Servidor Técnico   UNIFESP
CAMPUS SÃO PAULO  
Clelia Rejane Antonio   Docente  Unifesp, Campus SP, CEDEME  
Fábio Franzini  Docente  Departamento de História – EFLCH-Unifesp, campus Guarulhos
 
Adriana Karla Cardoso Amorim Reis   Docente   Campus Diadema – Departamento de Química  
Fernanda Quaglio  Docente  Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva 
Ana Lucia Pereira  Docente  Unifesp, Campus São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva  
Luciana Rosa de Souza  Docente  Departamento de Economia – Osasco 
Marcos Sergio de Toledo  Docente  UNIFESP, São Paulo, Bioquímica 
Vanessa Abilio  Docente   UNIFESP, campus São Paulo, depto de Farmacologia  
Nilson Antônio de Assuncão  Docente  UNIFESP/DIADEMA/QUÍMICA 
Claudia Moraes de Souza   Docente  Unifesp
Escola Paulista de Política Economia e Negócios  
Elaine Lourenço   Docente  Unifesp – Depto História  
Luiz Leduino  Docente  Unifesp, São José dos Campos 
Maria das Graças Barreto da Silva   Docente  UNIFESP/Campus São Paulo/EPE-Depto de Enfermagem Pediátrica. 
Henrique Parra  Docente  Unifesp; EFLCH-Guarulhos; Ciências Sociais 
Rogerio Schlegel  Docente  Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, Departamento de Ciências Sociais 
Nildes Raimunda Pitombo Leite  Docente  Unifesp Campus Osasco 
Lumena Almeida Castro Furtado   Docente  DMP EPM campus SP 
Jose Tarcísio Lima   Docente  Universidade Federal de Lavras  
Marina Oliveira de Souza Dias  Docente  Universidade Federal de São Paulo
Instituto de Ciência e Tecnologia
Campus São José dos Campos 
Maria Liduina de Oliveira e Silva   Docente   Campus Baixada Santista  
Edson Joaquim dos Santos  Docente   UNICAMP, COTUCA, HUMANIDADES  
Maria Liduina de Oliveira e Silva   Docente  Unifesp  – Campus Baixada Santista  
Mariângela Graciano  Docente  UNIFESP CAMPUS GUARULHOS 
Andréa Emilia Marques Stinghen  Docente  UFPR – Setor de Ciências Biológicas
APUFPR – Vice-Presidente 
Julio Cesar Zorzenon Costa  Docente  UNIFESP, campus Osasco, Departamento de Economia 
graciela foglia  docente  guarulhos – letras 
João do Prado Ferraz de Carvalho   Docente  Unifesp/EFLCH/Depto de Educação  
Luciana Rizzo  docente  Unifesp, campus Diadema, Departamento de Ciências Ambientais 
Claudia Mazzei Nogueira   Docente  Unifesp,  Baixada Santista,  Saúde e Educação  
Paulo Fernando Trugilho  Docente  Universidade Federal de Lavras, campus Lavras, Departamento de Ciências Florestais. 
Vanessa Abilio  Docente  UNIFESP, campus São Paulo, Departamento de Farmacologia  
Regina Helena da Silva  Docente  UNIFESP, campus São Paulo, Departamento de Farmacologia  
Cláudia Alessandra Tessari   Docente  Universidade Federal de São Paulo, campus Osasco, Departamento de Economia  
Magali Aparecida Silvestre  Docente  Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, Departamento de Educação 
Celia Maria Benedicto Giglio  Docente (PPGE)  Guarulhos 
Alexandre Barbosa Pereira   Docente  Unifesp, Campus Guarulhos, Departamento de Ciências Sociais 
Rita Sidmar Alencar Gil   Docente   IFPA  
sylvia helena batist  docente  campus baixada santista 
Lúcia Rocha Ferreira  Docente  Unifesp/Campus Guarulhos – Departamento de Filosofia 
Marineide de Oliveira Gomes   Docente  Unifesp 
Nilza Yolanda Ruiz Leite Ribeiro   Docente   IFMG campus Bambuí  
CELI TAFFAREL  DOCENTE  UFAL – CAMUS ARAPIRACA – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Cleber Santos Vieira   Docente   Unifesp,  Campus Guarulhos,  Departamento de Educação  
Maria Angélica Minhoto   Docente  Unifesp, campus Guarulhos, departamento de educação  
Daniel Arias Vazquez  Docente  Unifesp/ campus Guarulhos – Departamento de Ciências Sociais 
Carlos Rogério de Mello  Docente  Universidade Federal de Lavras, Departamentos de Recursos Hídricos  
Maria de FÁTIMA JOSÉ da SILVA.  DOCENTE APOSENTADA  NIVERSIDADE FEDERAL de SP – EPM
departamento de psiquiatria
Campus – Vila CLEMENTINO SP 
Júlio Louzada   Docente  Universidade Federal de Lavras  
Pedro Marques Neto  Docente  UNIFESP, Campus Guarulhos, Departamento de Letras 
Jovino Amâncio de Moura Filho  Docente aposentado   UFLA – Departamento de Administração e Economia. 
JOSÉ MÁRCIO DE MELLO  Docente  UFLA, Lavras, DCF 
Thiago Magalhães   Docente   UFLA, Lavras – Departamento de Biologia  
Fábio Alexandre dos Santos   Docente  Unifesp – Campus Osasco – Departamento de Economia 
Stella Maris Nicolau  Docente  UNIFESP. Campus Baixada Santista, Instituto Saúde e Sociedade 
Cristina Nordi  Docente  UNIFESP/Campus Diadema 
Antonio Carlos Duarte de Carvalho  docente  Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP
Departamento de Medicina Social 
Thiago Rodrigo de Paula Assis   Docente  Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração e Economia  
Iraziet da Cunha Charret  docente  UFLA, campus sede 
Marcelo S. de Carvalho   Docente  Unifesp, Osasco, Economia.  
Eliane de Souza Cruz  docente  UNIFESP – campus Diadema e Departamento de Ciências Exatas e da Terra 
Norma Azzam  Médica   Médica  
José Marcos Thalenberg  Médico assistente  Setor de Cardiopatia Hipertensiva – Cardiologia – Unifesp, campus São Paulo 
Vinícius Leardini Gonzaga  Estudante  UNIFESP, Guarulhos, Departamente de Filosofia 
Gabriella Fernanda Santos   Estudantes  Universidade federal de São Paulo – Osasco  
Daniela do Nascimento Rodrigues  Estudante  Universidade Federal de São Paulo – Campus São José dos Campos – Departamento de Ciência e Tecnologia. 
Michel de Lucena Costa  docente  UERN – CAPF – Departamento de Letras Estrangeiras