Assembleia dos docentes da Unifesp rejeita segunda proposta do governo e greve continua

Na última sexta-feira (27), os docentes da Unifesp reunidos em Assembleia Geral no campus São Paulo rejeitaram a segunda proposta do governo à categoria e aprovaram a continuidade da greve. A deliberação segue orientação do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e acompanha a posição de quase quarenta assembleias de outras instituições. A decisão foi tomada por cerca de 70 votos a favor e apenas 1 contra. Até o momento, apenas a plenária da UFSCar teria aprovado a proposta do governo. A greve começou no dia 17 de maio e atinge 57 das 59 universidades federais.

A avaliação geral é de que tal proposta não só não reestrutura a carreira como reivindicam os professores, como em muitos aspectos desestrutura a carreira atual. Além disso, muitos pontos polêmicos – alguns considerados inegociáveis – contidos na primeira proposta do governo, apresentada em 13 de julho, como a forma de avaliar o trabalho docente e quais seriam os critérios para a progressão na nova carreira, seriam decididos por um Grupo de Trabalho que funcionaria nos próximos meses. A proposta foi considerada por alguns docentes como um “cheque em branco” para o governo decidir tais questões.

Representantes dos docentes e do governo devem se reunir na próxima quarta-feira (01), às 21 horas, quando devem continuar as negociações. A próxima Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp será realizada na segunda-feira (06), às 11 horas, no Anfiteatro A, do campus São Paulo (rua Botucatu, 740, subsolo). Até lá, os professores devem realizar assembleias locais nos campi da Unifesp.

Confira fotos da Assembleia aqui.

Confira algumas matérias publicadas sobre a continuidade da greve na imprensa:
1. http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-07-27/professores-da-unifes…

2. http://noticias.r7.com/educacao/noticias/em-votacao-professores-da-unife…

3. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/07/professores-da-unifesp-dec…

4. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/07/professores-da-unifesp-dec…

5. http://www.dgabc.com.br/News/5971394/ufabc-e-unifesp-decidem-continuar-c…

6. http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1126985-em-assembleia-professores-…

7. http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1126985-em-assembleia-professores-da-unifesp-e-da-ufabc-decidem-manter-greve.shtml

8. http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/07/27/docentes-da-ufabc-e-da-un…

9. http://www.viomundo.com.br/politica/marinalva-oliveira-nao-ha-perspectiva-de-fim-da-greve-nas-universidades.html

10. http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/impasse-deve-continuar-na-greve-das-universidades-federais.html#more-14601

11. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/explicando-a-greve-dos-professores