Após afastamento de Diretora, Associação pede democratização

Em reunião ordinária, a Diretoria da Adunifesp Seção Sindical aprovou documento em que avalia a atual estrutura decisória da Instituição, colocando a Reforma do Estatuto como uma das principais tarefas da comunidade para resolver os problemas de falta de democracia na universidade. O estopim da discussão no começo deste ano letivo foi o afastamento, por um ato da Reitoria, da Diretora do Campus de Guarulhos, Cynthia Sarti. Clique em leia mais para acessar a nota.

 

Nota da Adunifesp-SSind à Comunidade da Unifesp

Considerando os acontecimentos que culminaram na substituição da diretora do campus de Guarulhos, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind), vem a público conclamar a comunidade universitária para se mobilizar por mudanças na estrutura de poder da instituição.

É notória a necessidade de revisão da forma centralizada como as decisões são tomadas na universidade, realidade esta que embasou o referido afastamento. Neste sentido, vivemos um momento especial para tornarmos realidade o desejo da comunidade por maior democracia interna, já que foi retomado, e deve ser concluído ainda este ano, o processo de revisão do Estatuto da Unifesp.

Este momento ímpar da vida institucional da universidade permitirá a construção de espaços de discussão democrática, e que deve culminar inclusive, com a mudança da composição do colegiado máximo de decisão, o Conselho Universitário, cuja atual estrutura não mais contempla as áreas de conhecimento que hoje compõem a Unifesp e muito menos é representativa das forças vivas que constroem seu cotidiano. É preciso exigir a eleição proporcional de todos os seus membros.

É importante frisar que a democracia interna é uma bandeira de luta histórica da Adunifesp-SSind e que a posição da nova Direção da Unifesp, expressa no discurso de posse do Reitor, também coaduna-se com a meta de arejarmos com ventos cada vez mais democráticos as instâncias de decisão e de poder da universidade. A hora é essa! Mãos à obra!

Diretoria da Adunifesp-SSind – Gestão 2007/2009
Março de 2009