Apoio Campus ZL

Manifestação de apoio à criação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia do campus Zona Leste da Unifesp

A Diretoria da Adunifesp-SSind, após várias discussões sobre a questão da criação dos cursos de geografia do campus Zona Leste (a ser discutido na próxima reunião do Consu), decidiu posicionar-se favoravelmente à sua criação. Tomamos tal decisão mediante detalhados esclarecimentos técnicos apresentados pelos colegas docentes do campus zona leste, que nos ajudaram a compreender a importância de tal iniciativa na defesa da Universidade Pública, de sua expansão, bem como da própria carreira docente neste momento difícil do país. Vejam abaixo o manifesto da Adunifesp-SSind.

MANIFESTAÇÃO DE APOIO À CRIAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA DO CAMPUS ZONA LESTE

Prezadas e Prezados Membros do Conselho Universitário da Unifesp,

A atual Diretoria da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) vem por meio desta manifestar forte apoio à criação dos cursos de licenciatura e bacharelado em geografia no Campus Zona Leste.

A implementação desses cursos contará com apoio de emendas parlamentares obtidas junto a parlamentares do Congresso Nacional e da Assembleia Estadual de São Paulo, que defendem, junto com movimentos sociais da Zona Leste da capital, a instalação daquele Campus.

Tal iniciativa é um importante esforço em defesa da manutenção do sistema de universidades públicas, gratuitas, de boa qualidade e socialmente referenciadas, em um momento histórico chave. Esse esforço é parte da luta pela permanência da universidade pública, tão estratégica para os avanços científicos, técnicos e culturais para a construção de um país soberano, autodeterminado e socialmente justo.

Desde o final do ano de 2017, os docentes e técnicos administrativos de educação que estão trabalhando arduamente no processo de implantação do Campus Zona Leste encontram-se engajados em várias iniciativas que contribuem diretamente para a consolidação do Campus, que já está em pleno funcionamento. Destacamos:

• UCs eletivas multicampi com 130 alunos matriculados;

• Orientação de cerca de 30 ICs e 40 TCCs de curso de especialização;

• Desenvolvimento de 8 projetos de extensão e 17 projetos de pesquisa, sendo 5 destes com financiamento;

• Curso de especialização em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular (que iniciará nova oferta em 2020) com 40 estudantes;

• Projeto de mestrado aprovado na Unifesp na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia;

• Docentes colaboram em outros campi em UCs de graduação, disciplinas de pós-graduação e atividades de extensão;

• 6 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

Considerando o engajamento, os esforços e as iniciativas mencionadas, a atual Diretoria da Adunifesp-SSind posiciona-se a favor da criação dos cursos de licenciatura e bacharelado em geografia no Campus Zona Leste que, graças ao apoio de parlamentares à abertura dos referidos cursos, não exigirá a utilização de grandes recursos orçamentários da Unifesp.

Colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos, agradecemos a atenção.

Atenciosamente,

São Paulo, 08 de outubro de 2019

Diretoria da Associação dos Docentes da Unifesp