Apesar de boataria divulgada pela imprensa, greve docente continua na Unifesp

Alguns meios de comunicação divulgaram nos últimos dias que a greve docente na Unifesp teria sido encerrada. A informação não é verdadeira e foi “plantada” por setores interessados em desmobilizar a paralisação. A última assembleia geral dos docentes da Unifesp, realizada na terça-feira (14), e que contou com professores dos seis campi da Instituição, aprovou por cerca de 120 votos a dois, a continuidade da paralisação. A categoria continua reivindicando a reabertura das negociações com a pauta da reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho e educação nas universidades.

O fato que desencadeou a falsa informação foi a aprovação do fim da paralisação pela assembleia local dos professores do campus de Guarulhos, acontecida nesta quinta-feira (16). Realmente a plenária local aprovou a saída da greve na unidade, mas a decisão foi baseada principalmente na complexa situação que vive o campus, em greve estudantil desde meados de março. A nota aprovada pelos docentes de Guarulhos explicando a saída da greve pode ser lida abaixo:

Declaração Pública dos professores da Unifesp do campus Guarulhos

Os docentes da EFLCH (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) reunidos em assembleia em 16/08/2012 decidiram pelo retorno às atividades em razão da complexidade e da gravidade da situação do campus, que demanda uma atenção e dedicação muito especial. O retorno às atividades foi entendido como maneira de favorecer a presença da comunidade universitária no campus e a tomada de providências necessárias para o trabalho acadêmico. Enfatizamos, contudo, que continuamos mobilizados para que, em nível federal, ocorra a retomada de negociações.