39º Congresso do ANDES reúne 700 docentes

O 39º Congresso do ANDES-SN chegou ao final no sábado dia 08 de fevereiro, com a participação de 86 seções sindicais, 460 delegados e delegadas, 178 observadores e observadoras, que junto à convidados e membros da diretoria contou com aproximadamente 700 participantes.

Os destaques foram a aprovação da construção da greve nacional da educação para resistir à ofensiva do governo, com calendário de mobilização e o dia 18 de março unificando as ações, a permanência na CSP-Conlutas com a continuidade do debate no segundo semestre em CONAD extraordinário; a inscrição de duas chapas para concorrer a nova diretoria do ANDES-SN, com duas candidatas mulheres à presidência, a aprovação do 40º Congresso em Porto Alegre na Seção Sindical do ANDES da UFRGS e manifestação coletiva e pública contra as medidas administrativas do ministro Paulo Guedes e suas declarações que desqualificam sistematicamente os servidores públicos.

O último dia foi marcado pelo avanço das discussões nas Plenárias Plano Geral de Lutas e Questões Administrativas e Financeiras. Durante o período da tarde os temas e discussões foram suspensos para apresentação das chapas que concorrem à próxima diretoria do ANDES-SN. A Chapa 1 – Unidade para Lutar:Em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, é composta pelas professoras Rivânia Moura (UERN) e Maria Regina Ávila (UFSC), candidatas aos cargos de presidente e secretária-geral respectivamente, e Amauri Fragoso Junior (UFCG), para o cargo de 1º tesoureiro. Já a Chapa 2 – RENOVA ANDES é composta pela professora Celi Taffarel (UFBA), para o cargo de presidente, e os professores Luis Antônio Pasquetti (UnB) e Paulo Opuska (UFPR), para os cargos de secretário-geral e 1º tesoureiro, respectivamente. As eleições acontecem entre os dias 12 e 13 de maio de 2020, em todo o território nacional.

Antes da Plenária final também foi apresentada e aprovada a cidade de Porto Alegre como sede para receber o próximo congresso do Sindicato Nacional, com organização da Seção Sindical do ANDES na UFRGS. A 40ª edição do evento marcará também o aniversário de 40 anos do ANDES-SN.

A delegação da Adunifesp-Ssind convida a todos e todas para os informes completos do Congresso e debate sobre calendário de mobilização em Assembleia Geral no dia 11 de fevereiro, terça-feira, às 11h30 no Anf. A da Unifesp.