Arquivo mensais:julho 2018

Na UFABC, mais um ataque à democracia e à autonomia universitária

Colegas docentes da Universidade Federal do ABC foram abordados por Comissão de Sindicância que investigaria “denúncia anônima” sobre lançamento de um livro. A comissão enviou um questionário de perguntas assediando os colegas num clima de perseguição política inaceitável.

Nesses tempos de Golpe, isso é “mais uma ameaça à liberdade acadêmica e aos direitos políticos, uma demonstração dos riscos de perseguição política e assédio moral envolvidos no denuncismo acobertado pelo anonimato”.

A Adunifesp solidariza-se aos docentes assediados e soma-se aos colegas da ADUFABC que protestam contra tal medida.

Abaixo, a carta da diretoria da ADUFABC à reitoria da universidade.

“Carta pública da diretoria da ADUFABC à reitoria da UFABC

São Bernardo do Campo, 24 de julho de 2018

Ao Reitor Dácio Roberto Matheus,

A diretoria da Associação de Docentes da Universidade Federal do ABC vem por meio desta carta pública solicitar, com a máxima urgência, uma reunião para tratar das implicações decorrentes da Comissão de Sindicância Investigativa nº 23006.001375/2018-70.

Essa comissão tem origem em denúncia anônima encaminhada à Corregedoria da UFABC, acerca do lançamento do livro “A verdade vencerá”, evento realizado dia 18 de abril de 2018, no auditório 5 do bloco Beta do campus São Bernardo do Campo.

Três professores, todos filiados a esta Associação, receberam através de seus correios eletrônicos correspondência em que se pede que respondam, preferencialmente até o dia 26 de julho, aos seguintes questionamentos:

1- O senhor participou da organização do evento A verdade vencerá,
realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC?
2- É de seu conhecimento quais pessoas participaram da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC? Poderia dizer o nome de outros organizadores
3- Quais foram os objetivos da organização de tal evento?
4- A realização do evento foi autorizada por algum servidor? Se sim
por quais?
5- O uso do espaço da UFABC (sala, anfiteatro,etc.) foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?
6- Houve venda de livros durante o evento?
5- A venda de livros foi autorizada por algum servidor?
7-Durante o evento houve apologia ao crime?
8- Durante o evento ocorreram manifestações de apreço por parte de
servidores em horário de serviço a favor de Lula e partidos de
esquerda?
9- Durante o evento ocorreram manifestações de desapreço e contra o Presidente Temer e integrantes do poder judiciário-MP?

Mesmo se tratando de uma Comissão de Sindicância Investigativa, a ADUFABC considera que estamos diante de uma situação grave que extrapola os procedimentos burocráticos e administrativos, constituindo uma ameaça à liberdade acadêmica e aos direitos políticos constitucionais, uma demonstração dos riscos de perseguição política e assédio moral envolvidos no denuncismo acobertado pelo anonimato, sem falar no desperdício de recursos humanos e materiais.

Neste sentido, solicitamos à reitoria uma reunião em que pretendemos apresentar não apenas nossa posição a respeito, mas também demandar medidas que evitem esse tipo de situação.

Aproveitamos para informar que recomendamos a nossos afiliados que não respondam ao questionário; e que convocamos, para a próxima semana, um debate sobre o tema.

Cordialmente,

Maria Caramez Carlotto”

63º CONAD – Apoio à defesa do HSP/Unifesp!

Após dias de intensos debates, terminou na noite desse domingo (1º), com a leitura da Carta de Fortaleza, a sexagésima terceira edição do Conad, realizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde quinta-feira (28).*

Leia aqui a Carta de Fortaleza

Houve leitura das moções, na qual os participantes do Conad expressaram apoio aos trabalhadores demitidos da Amsted Maxion, aos professores perseguidos na Universidade Federal da de Santa Catarina (Ufsc), à greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), à luta pela manutenção da Política Nacional de Educação Especial e apoio também à federalização do Hospital São Paulo, da Universidade Federal de SP (Unifesp).

Continue lendo 63º CONAD – Apoio à defesa do HSP/Unifesp!

Dia Nacional da Ciência e 70 anos de SBPC

No dia 8 de julho, data em que se celebram também o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, a SBPC convida pesquisadores e público em geral para participar de uma série de atividades comemorativas e para se juntar às manifestações públicas em defesa da CT&I e da educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem convocado toda a comunidade científica e amigos da ciência a participarem da Marcha Pela Ciência, em apoio à pesquisa científica. Grande parte do movimento acontecerá no dia 08 de julho, que é o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001), o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) e o aniversário de 70 anos da fundação da SBPC. Para celebrar a data, a Sociedade realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

Continue lendo Dia Nacional da Ciência e 70 anos de SBPC