Reunião entre docentes e governo termina em impasse e continua nesta terça (24)

Na tarde desta segunda-feira (23), o Comando Nacional de Greve e o ANDES-SN se reuniram com representantes dos Ministérios do Planejamento e da Educação para retomar as negociações sobre a carreira docente. Seguindo a decisão das assembleias realizadas por todo o país, os representantes dos docentes rejeitaram a proposta do governo e apresentaram um documento que tenta nortear uma possível nova proposta do planalto. A reunião terminou em impasse e um novo encontro deve ocorrer amanhã (24).

A última sexta-feira (20) foi marcada por importantes atividades da greve dos docentes da Unifesp. Além de uma assembleia geral, docentes realizaram reuniões com parlamentares do Estado de São Paulo e uma coletiva de imprensa conjunta com professores da UFABC. Os docentes de ambas as universidades rejeitaram a proposta apresentada pelo governo e reivindicam a continuidade das negociações.

No mesmo dia, docentes das federais de São Paulo e do ABC se encontraram com o senador Eduardo Suplicy, com os deputadores federais Ivan Valente e Paulo Teixeira e com um assessor da senadora Marta Suplicy. O senador Suplicy participou do final da assembleia dos docentes da Unifesp, ouviu os diversos motivos de rejeição da proposta e se colocou à disposição para ajudar na retomada das negociações entre docentes e governo federal. Durante a assembleia, os professores da Unifesp discutiram propostas ao Comando Nacional de Greve, a serem apresentadas na reunião ocorrida hoje (23).

Representantes dos comandos locais de greve da Unifesp e da UFABC ainda concederam uma entrevista coletiva para alguns meios de comunicação com o intuito de explicar os motivos da rejeição da proposta do governo e a continuidade das negociações. Estiveram presentes os portais da internet G1, R7 e IG, o jornal O Estado de São Paulo e o blog Escrevinhador, do jornalista Rodrigo Vianna. Além disso, equipes dos canais de televisão Globo e Record captaram imagens da entrevista. Os docentes ainda conversaram por telefone com a Rádio Brasil Atual e a TV Cultura.

Confira as fotos das atividades de sexta-feira (20) clicando aqui.