Reunião do Setor das IFES aprova retirada de indicativo de greve

Assembleias nas federais respondem que o cenário não é favorável para greve em junho

Após analisar que não está configurado um quadro para deflagração da greve nacional dos docentes das universidades federais, os representantes das seções sindicais do Setor das IFES reunidos em Brasília nos dias 7 e 8 decidiram retirar o indicativo de greve em junho. A deliberação é insistir na retomada de negociações com o Ministério da Educação, em torno da pauta de reivindicações protocolada no início do ano. Os quatro eixos da pauta dos docentes são: reestruturação da carreira, valorização salarial dos ativos e aposentados, melhoria das condições de trabalho e defesa da autonomia universitária.

A orientação do Setor é intensificar a mobilização frente às reitorias pela negociação das pautas locais, prosseguir com a ação conjunta com os demais servidores públicos federais e dar seguimento à luta contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o fundo de pensão para os servidores públicos (Funpresp). A reunião contou com sete diretores do ANDES-SN e 60 representantes de 39 seções sindicais. Uma nova reunião foi apontada para 26 e 27 de junho. Confira aqui o relatório da reunião do Setor das IFES.

A Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp aconteceu no dia 05 e deliberou posição contrária à greve nacional. O resultado da plenária foi levado à reunião do Setor das IFES pelo presidente da Adunifesp, Raúl Hernández. A assembleia ainda aprovou a realização de plenárias locais nos campi esta semana para discutir o quadro nacional, condições de trabalho (infraestrutura e falta de docentes e técnicos), estruturação da carreira, em particular o estabelecimento de steps fixos de 5% entre os diversos níveis, e o pagamento do percentual proposto pelo MEC para 2015 já em 2014. A próxima Assembleia Geral dos docentes da Unifesp acontece na segunda-feira (16), das 12 às 14 horas, no anfiteatro Jandira Masur do campus São Paulo.

Matéria produzida e editada a partir de original do site do ANDES-SN.