Reunião define calendário para negociação da reestruturação da carreira em 2012

A agenda das atividades em torno da reestruturação da carreira docente para 2012 foi definida nesta terça-feira (13) em reunião no Ministério do Planejamento (MP), entre o ANDES-SN, governo e as demais entidades envolvidas no processo. Foi acordado ainda que até o final de março, o processo negocial de reestruturação da carreira deverá estar concluído, inclusive com a definição da tabela remuneratória e impacto financeiro.

Até o dia 22 (quinta-feira), as entidades devem apresentar suas versões do relatório da última oficina, para sistematização do documento que será devolvido pelo governo no dia 4 de janeiro, para avaliação das outras partes.

Tanto governo quanto entidades devem apontar as divergências consideradas estruturais no debate, explicitando suas posições sobre as mesmas. No dia 24 de janeiro, o grupo de trabalho se reúne novamente para montar um quadro com as diferenças e avançar na negociação das mesmas.

“Compreendemos que superamos um ciclo desse processo e iniciamos um novo, com caráter de negociação efetiva. As reuniões a partir de agora tem que ter densidade para aprofundar e afunilar o processo”, observou Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN.

As entidades entraram então num acordo de calendário para os encontros no próximo ano, que foi parcialmente aceito pela representante do MP na mesa, Marcela Tapajós. Não houve consenso em relação às datas para o mês de março. “É precipitado fazer o compromisso com datas fixadas”, disse ela.

As entidades ressaltaram que os dias dos encontros podem ser alterados, mas reforçaram a necessidade de realizar ao menos uma reunião por semana no último mês previsto para a finalização dos trabalhos do GT de Carreira.

Confira abaixo o calendário proposto:
Janeiro: 24 – reunião do GT
Fevereiro: 07 e 28 – reuniões do GT
Março: As entidades apontaram os dias 1, 8, 15, 20 e 28. O governo ficou de confirmar as datas até dia 24 de janeiro.

Fonte: www.andes.org.br