Projeto Univercine exibe filme A Falecida

Neste sábado (30), o Projeto Univercine traz ao público o longa metragem de estreia do consagrado diretor Leon Hirszman (de Eles não usam black tie). A Falecida (1965) é baseada na peça homônima de Nelson Rodrigues e conta a estória de uma senhora obcecada pela morte e que planeja para si mesma um funeral de luxo, de modo a compensar a vida pobre e humilde que teve. Com roteiro de Hirszman e Eduardo Coutinho, o filme também marca a estreia de Fernanda Montenegro no cinema. A sessão será seguida de um debate com a presença de Yanet Aguilera Franklin de Matos, professora de história do cinema na UNIFESP. A mediação é de Mauro Rovai.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

A Falecida, de Leon Hirszman
Rio de Janeiro, 1965, 35mm, pb, 85’ | Exibição em HD Cam
Fernanda Montenegro, Ivan Cândido, Paulo Gracindo, Nelson Xavier
Depois de consultar uma cartomante, que lhe dá alerta sobre a presença de uma misteriosa loira em sua vida, mulher pobre de subúrbio decide preparar para si um funeral de luxo e assim impressionar todos do bairro. Prestes a morrer, ela orienta seu marido a pedir dinheiro a um homem, que bancará supostamente a cerimônia. Exibição em cópia restaurada.