Projeto Univercine apresenta filme Os Bandeirantes

A oitava sessão do Projeto Univercine ocorre neste sábado (16), às 14 horas e 30 minutos. Em outubro será exibido o média-metragem Os Bandeirantes, dirigido pelo pioneiro Humberto Mauro em 1940, sobre a epopéia do desbravamento do território brasileiro. A apresentação será precedida por dois documentários de curta-metragem produzidos pelo INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo – sobre as duas partidas de futebol em que se enfrentaram as seleções brasileira e argentina no âmbito da Copa Roca 1940, competição instituída em 1913 e disputada exclusivamente por estes dois países, que foi interrompida em 1976 e voltará a ser disputada a partir de 2011. Os debatedores serão os professores de História da Unifesp, Luis Filipe Silvério Lima e Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos. A mediação é de Mauro Rovai, da área de sociologia e também de nossa Instituição.

Durante o ano de 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca Brasileira realizará sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa é 10 anos.

FICHAS TÉCNICA E SINOPSE:
Os Bandeirantes, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1940, 35mm, pb, 45’
J. Silveira, Álvaro Pires, Fialho de Almeida, Judith Andrade
A epopéia do desbravamento e da conquista do território, na procura do ouro e das pedras preciosas. As grandes bandeiras e os principais bandeirantes, destacando-se a figura de Fernão Dias Paes Leme e a lenda das esmeraldas, no famoso poema de Olavo Bilac.