Posse da Nova Diretoria e Confraternização da Categoria Docente

Na última sexta-feira, dia 12 de setembro de 2025, foi realizada na sede da Adunifesp a cerimônia de posse e confraternização da sua nova Diretoria, gestão para o período de 2025 a 2027. Com significativa presença da categoria docente de todos os campi da universidade, representantes das Entidades da comunidade universitária Unifesp – Técnicos-Administrativos, DCE e APG –, representantes do ANDES – Sindicato Nacional, da Reitoria da Unifesp com a Reitora prof. Raiane Assumpção, a Vice-reitora, o Chefe de Gabinete e a Pró-reitora de Gestão com Pessoas, além de quadros das entidades como a prof. Soraya Smaili, ex-reitora da Unifesp e ex-presidenta da Adunifesp, a nova gestão da entidade foi empossada e celebrada, sob votos de sucesso e solidariedade na luta pela manutenção e ampliação dos direitos da categoria docente e também da defesa da Universidade Pública.

 

 

Foi um dia de festa e também de renovação do compromisso da entidade com a categoria docente e com a universidade. Uma atividade que demonstrou pela presença e força de seus convidados que a nova gestão da Adunifesp faz parte de uma rede ampliada e interconectada de atores dedicados a defender e construir uma melhor universidade para toda comunidade, tendo como princípio a qualidade e equidade do serviço público oferecido a população, gratuito, inclusivo e com boas condições de trabalho para os servidores públicos, seja nas atividades administrativas, seja nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Durante o cerimonial de posse essa rede de apoio ficou explícita nas falas dos convidados e convidadas junto a declaração e renovação dos princípios, bandeiras e compromissos da Adunifesp com a comunidade universitária da Unifesp. “Estamos na luta para manter e fortalecer nossa ação como Associação dos Docentes da Unifesp, ligada ao ANDES – Sindicato Nacional, numa conjuntura internacional, nacional e local desafiadora para universidade pública. Fico honrado de ter passado esses dois anos como presidente da Adunifesp e também como parte dessa nova gestão, uma Diretoria com uma qualidade de ser forte, construída junto aos docentes de todos os campi da Unifesp para defesa da Universidade Pública gratuita e de qualidade”. Agradece e reforça Prof. Alberto Handfas, ex-presidente da Adunifesp da gestão anterior e diretor a atual gestão.

 

 

“Aqui falo como professora, como docente da Unifesp, nesse momento estou Reitora da Universidade e nesse sentido uma fala também institucional. Estamos aqui por entender que Adunifesp e as Entidades da comunidade da Unifesp tem um importante papel de defesa e construção da universidade pública, um processo que não tem sido fácil. Temos que reafirmar nosso lugar como um espaço de produção de conhecimento e de formação de pessoas, com uma perspectiva de mundo específica com papel, compromisso e responsabilidade social. É fundamenta que estejamos fortes, juntos, unidos na defesa da Universidade e país. Um país só é soberano quando reconhece a ciência e conhecimento. Desejo uma ótima gestão à diretoria da Unifesp, espero que possamos caminhar juntos e continuamente”. Afirma Prof. Raiane Assumpção, Reitora da Unifesp.

 

 

“Não posso começar a intervenção sem ressaltar que hoje vivemos um grande dia, pela primeira vez responsabilizamos pessoas que fazem parte do atraso do país, o golpismo foi responsabilizado. A Adunifesp será militante e estará do lado daqueles que estão disputando a sociedade brasileira, contra o golpismo, contra o conservadorismo, contra o racismo, contra o machismo que todo projeto neofacista carregou. Sendo assim essa posse da Adunifesp é uma posse de comemoração. É verdade que a vida universitária é marcada pelo individualismo, na produção e pesquisa, de nossa parte, nossa contribuição, vamos apostar nos espaços coletivos de sociabilização e debate e sobretudo que o projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade está vinculado a um projeto de transformação de País”. Declara Prof. Helton Saragor, presidente da Adunifesp.

Dia de posse é dia de festa e também de luta: “Se por um lado é importante afirmarmos que não haverá anistia para golpistas, também é importante colocar que nenhum projeto de reforma administrativa que abala a estabilidade de futuros professores e professoras, servidores e servidoras, que altera férias e parâmetros de avaliação de desempenho que não considera a realidade acadêmica, não aceitaremos de governo A ou governo B. É através da mobilização da categoria docente e demais entidades da Unifesp conseguirá conquistas e enfrentará essa realidade subfinanciamento, problemas de infraestrutura e ataques às condições de trabalho, e ensino”. Complementa Prof. Helton Saragor, presidente da Adunifesp.

 

Adunifesp-SSind