Nota do Conselho de Entidades da Unifesp sobre os debates das chapas à Reitoria

O Conselho de Entidades da Unifesp, representado por Adunifesp, APG, Aremulti, DCE e Sintunifesp, discutiu as orientações básicas para organização dos debates entre as chapas candidatas à Reitoria da Unifesp para a gestão 2021-2025.

Os debates serão organizados no âmbito dos campi, por comissões locais, em datas e horários sugeridos pelas direções dos campi. Solicitamos aos diretores de campus entrar em contato com os representantes das entidades (telefones informados em ofício) para acertar detalhes, inclusive de formação e/ou confirmação das comissões locais (no caso das já em processo de constituição).

Sobre a comissão local
– Deverá ser formada com pelo menos dois representantes de cada categoria e por pessoas que não tenham vínculo direto ou voto declarado a alguma das chapas.
– As entidades indicarão seus representantes nas comissões em diálogo e conjuntamente com as direções de campus, de acordo com os seus critérios internos, estatutários e garantindo sua autonomia.
– Caso não existam membros disponíveis em cada categoria para cumprir o número mínimo necessário as entidades auxiliarão na indicação de nomes ou, em último caso, o Conselho de Entidades validará tais comissões com número de membros inferior a dois, em sua respectiva categoria.
– As comissões criarão regras para os debates devem criadas pela comissão local de acordo com os critérios básicos aqui estabelecidos
– O Conselho de entidades deve validar tais regras e dar ciência à Comissão de Organização da Consulta.

Sobre o tempo dos debates
– Devem ter teto de 2 (duas) horas
– A mediação deverá destinar um tempo para solicitar às chapas o compromisso oral e público com a democracia, no sentido de manifestar aceite ou recusa em não se inscrever no Consu caso não fique em primeiro lugar na consulta.

Sobre as perguntas
– O número de questões para cada chapa deve ser exatamente igual.
– Mínimo de perguntas do público: pelo menos 1 de cada categoria, garantindo que sejam direcionadas de forma isonômica a todas as chapas.
– O tempo de perguntar e responder deve ser rigorosamente igual a todas às chapas.
– As perguntas do público realizadas pelo chat serão encaminhadas aos representantes das chapas imediatamente ao final do debate, que terão no máximo 24 horas para responder por e-mail ao autor da pergunta com cópia para a comissão organizadora local que encaminhará as perguntas e as respostas para publicização no site da consulta. Não há, nesse caso, limite de perguntas por categoria.

Sobre a plataforma de transmissão
– Os debates podem ser realizados, de acordo com as condições locais, diretamente em ferramenta de reunião (por ex. Google Meet) ou, preferencialmente, em ferramenta de reunião com transmissão para a web (por ex. Zoom transmitido para redes sociais, Google Meet liberado para YouTube etc.)

O Conselho de Entidades também convida as representações das três chapas para debater a organização das sabatinas, com data indicativa para a próxima quarta-feira (25/11), às 14h.

São Paulo, 20 de novembro de 2020

Associação dos Docentes da Unifesp
Associação dos Pós-Graduandos
Associação dos Residentes Multiprofissionais
Diretório Central dos Estudantes
Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp