Debate entre as chapas do ANDES: valorização do Sindicato Nacional

Nesta quinta-feira, dia 03 de maio de 2018, ocorreu o debate na Unifesp entre as chapas para a diretoria do ANDES-SN biênio 2018/20, “ANDES autônomo e de luta” representada pelo candidato prof. Osvaldo Coggiola (ADUSP)/ 2º Vice-presidente Regional São Paulo e “Renova ANDES” representada pelo candidato prof. Fábio Venturini (ADUNIFESP)/2º Vice-presidente Nacional. O debate foi bastante respeitoso com ambos representantes das chapas destacando a importância do Sindicato Nacional na resistência e enfrentamentos dos retrocessos impostos à categoria docente e à universidade pública.

Concordaram em três pontos fundamentais sobre o futuro do ANDES-SN: 1) reafirmaram o ANDES como legítimo representante dos professores das Instituições de Ensino Superior; 2) reconheceram sua importância e centralidade para resistir aos ataques e reverter a perda de direitos impostas pelo governo golpista à categoria docente e à universidade pública; 3) reafirmaram sua atuação independente de partidos e governos, garantindo o repeito à diversidade e independência política.

“Precisamos renovar o sindicato para que ele recupere sua capacidade de mobilização da categoria e, portanto, de enfrentamento efetivo aos principais ataques desferidos contra as instituições de ensino, a democracia e os elementos do Estado de Direito que ainda temos. No atual cenário, é vital reconhecer e reagir ao golpe” – Prof. Fábio Venturini / Chapa Renova ANDES.

“O ANDES-SN é vital para a luta em defesa da democracia na sociedade, da educação pública e dos direitos docentes. Por isso devemos reafirmar sua autonomia frente ao Estado, aos governos, às administrações e aos partidos. O sindicato tem de expressar os anseios dos que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como expressar princípios alinhados com a defesa da educação pública e gratuita” – Prof. Osvaldo Coggiola / Chapa ANDES Autônomo e de luta.

A eleição para Diretoria do ANDES-SN biênio 2018/20 ocorrerá durante os dias 09 e 10 de maio de 2018, com urnas na maioria dos campi da Unifesp (consulte aqui os locais), a participação docente é fundamental para valorizar essa importante entidade, espaço de luta e resistência da categoria docente em defesa da universidade pública. Participem! Quem tiver interesse e disponibilidade de participar desse importante processo democrático na escolha da direção de nosso sindicato nacional entre em contato com a Adunifesp-SSind ([email protected]), serão muito bem vindos.

Adunifesp-SSind