Assembleia docente: eleita delegação para Congresso do Sindicato Nacional – ANDES

Os docentes da Unifesp reunidos em Assembleia Geral no último dia 12 discutiram a conjuntura política nacional e local da universidade e votaram nos colegas delegados para participação no Congresso do Sindicato Nacional ANDES.

No primeiro ponto, o professor Fábio Venturini apresentou um informe sobre a situação da reitoria. Depois o professor Alberto Handfas apresentou um informe sobre a situação da campanha salarial (baseado neste artigo “Notas sobre Campanha pela recomposição salarial e reestruturação da carreira docente” e o pedido de abertura de negociação da Fonasef com o novo governo Lula.

Um debate entre os docentes presentes ocorreu sobre ambos os pontos de pauta. Decidiu-se seguir ambas as discussões.

Por fim, a Adunifesp decidiu aderir ao Fórum Estadual de Educação, ratificando a profª. Eliane Cruz como uma das representantes, novos nomes serão enviados pela diretoria.

No segundo ponto de pauta, a delegação da Adunifesp ao 41º Congresso do Andes-SN foi eleita por unanimidade. Foram eleitos as(os) seguintes delegadas(os):
– Alberto Handfas
– Ana Maria Ramos Estevão
– Eliana Rodrigues
– Eliane Cruz
– Helton Saragor
– Fábio Venturini (pela Diretoria da Adunifesp)

Assembleia da Adunifesp também votou indicativamente por:
1 – Desfiliação da CSP Conlutas
2 – Sindicato buscar diálogo e negociação com governo para recuperar direitos perdidos desde o golpe e avançar em outras conquistas; entendendo sempre a necessidade de combater as ameaças e ataques golpistas da direita e extrema direita contra o governo e nossas reivindicações. O Andes, portanto, sempre mantendo sua independência e autonomia frente a governos (em defesa da pauta sindical), não deve neste momento fazer “oposição” (“de esquerda” ou com outra denominação) ao governo.

Adunifesp-SSind