Durante a abertura do 32º Congresso, o ANDES-SN apresentou uma nova campanha de comunicação para ampliação das filiações. Com o mote “formiga”, a campanha convida cada um a construir o Sindicato da categoria. Uma nova logomarca para o Sindicato, mais limpa e moderna, também foi apresentada, integrando de maneira mais clara a filiação à CSP-Conlutas.
De acordo com o 1º vice-presidente da entidade, Luiz Henrique Schuch, a campanha levará nove meses, com envio gradual de materiais que podem ser reproduzidos ou adaptados, localmente, pela seções sindicais.
“As experiências de luta mais recentes reascenderam entre os professores a percepção de sua identidade enquanto categoria, para defender a universidade pública reforçando o sentido de sua participação no sindicato, o ANDES-SN”, explica Schuch.
Segundo ele, é nesse movimento que se insere a campanha de sindicalização de 2013, que e tem como público alvo o conjunto dos professores das Instituições de Ensino Superior. “Buscamos uma linguagem leve e direta, sem secundarizar o conteúdo. É um chamamento à participação com protagonismo e democrático”, completa.
O 1º vice-presidente do ANDES-SN lembra que será necessária um grande engajamento das seções sindicais para o sucesso da campanha. “Como é uma campanha gradual, é necessário que todas as seções sindicais abracem a ideia e participem ativamente, dando ampla divulgação às peças que serão distribuídas”, comenta. Ele ressaltou a necessidade de que a campanha siga nacionalmente a mesma cadência para ter maior eficácia.
Junto com o material da campanha será enviado um roteiro para aplicação da mesma.
* Com colaboração de Elisa Monteiro (Adufrj – SSind).
Fonte: ANDES-SN