AG 22/04: Ato em defesa da autonomia da universidade

Nesta segunda-feira, dia 22 de abril de 2019 foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp, com a seguinte pauta: 1) Discussão e organização de ato pela liberdade/autonomia acadêmica na Unifesp; 2) Informe sobre a questão financeira da Adunifesp-SSind (contribuição sindical); 3) Calendário de lutas (mobilização em 15/5); 4) Nova ação do vale-transporte.


E realizados os seguintes e respectivos encaminhamentos: 1) Indicativo de realização do ato para o dia 27 de maio a partir das 10h no campus São Paulo da Unifesp, com os seguintes convidado (a)s – Daniel Cara, Maria Benevides, Fabio Comparato, Elisaldo Carlini, representante da SBPC; moção de solidariedade à prof. Camila Marques (Instituto Federal de Goias) e prof. Gabriel Pimentel (Escola Estadual de Uberlândia) detidos de maneira arbitrária pela polícia, e ao prof. demitido no colégio Poliedro de São José dos Campos; 2) Seguir com a campanha de transição das formas de recolhimento/contribuição e formação de coletivos locais nos campi para ampliar a campanha junto aos docentes em seus departamentos; 3) Participar das manifestações do dia 1º de maio, junto às centrais sindicais e monitorar a organização do dia 15 de maio, com possíveis atividades nos campi; 4) Aprovado por unanimidade a abertura de noca ação para garantir o direito do vale transporte aos docentes.


A mesa foi formada pelos professores e diretores da Adunifesp-SSind, Daniel Feldmann e Fábio Venturini, que abriram a assembleia com uma breve análise de conjuntura destacando a pauta da defesa da autonomia universitária e a importância de ações como o ato público sobre o tema. A assembleias seguiu com a discussão da pauta. Após debate e propostas foram aprovados os encaminhamentos anteriormente citados.