Adunifesp solicita adiamento do Fórum de Reforma do Estatuto

Devido ao atraso no início do segundo semestre letivo, a Adunifesp solicitou à Comissão de Reforma do Estatuto, o adiamento do 2º Fórum para debater o tema. Em carta enviada ao Professor Ricardo Smith, presidente da comissão e Vice-Reitor da Unifesp, a entidade argumenta que é fundamental a ampla participação da comunidade nos debates e que o tempo tornou-se insuficiente. Clique em leia mais para acessar a carta.

Carta à Comissão de Reforma de Estatuto da Unifesp

Ao Presidente da Comissão, Prof. Ricardo Smith.

O segundo semestre será um momento decisivo para os rumos da Universidade Federal de São Paulo. A Reforma do Estatuto deve ser concluída nos próximos meses, e para o seu pleno sucesso, é necessária a ampla participação de todos os setores da comunidade universitária. Tal processo pode garantir uma profunda democratização da estrutura de poder, reorganizar o funcionamento administrativo, resolvendo graves desequilíbrios surgidos com a expansão dos últimos anos, e preparar a Instituição para contemplar a nova diversidade presente nos novos campi.

Neste sentido, é preocupante que o principal fórum de discussão sobre o assunto esteja marcado para o dia 31 de agosto, apenas duas semanas após o início das atividades letivas. Com a volta das aulas adiada para o dia 17 de agosto, em função da Gripe Suína, o prazo para os debates preparatórios ao Fórum, que já era curto, tornou-se insuficiente.

Assim, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind.), solicita ao presidente da Comissão de Reforma do Estatuto, professor Ricardo Smith, que tal evento seja adiado por algumas semanas, para que a comunidade universitária possa ter o melhor acesso possível aos debates acerca do tema. Além disso, solicitamos uma reunião com professor para discutir a pauta reforma. Queremos também nos colocar a disposição para colaborar com o que for necessário na construção do fórum geral de discussão do estatuto, evento fundamental para o futuro da instituição.

Agradecida pela atenção,
Professora Maria José Fernandes, Presidente da Adunifesp