Encaminhamentos da AG da Adunifesp (05 de outubro de 2022)

Assembleia Docente da Unifesp, realizada em 05 de outubro de 2022, debateu a situação local da Reitoria e a situação nacional das Eleições; encaminhando a defesa pela democracia e autonomia universitária, com respeito ao Estatuto da Unifesp que garante a continuidade do mandato atual da reitoria. E no contexto nacional, defesa da universidade pública dos ataques do Bolsonaro, com apoio à candidatura de Lula para presidente e Haddad para governador, e organização de mobilizações locais nos campi. Leia as resoluções aprovadas na íntegra:

1. (A) Discutiu-se a situação da reitoria Unifesp. Decidiu-se aprovar um texto político geral contra a tentativa de golpe do governo Bolsonaro sobre a reitoria:

“Não ao golpe bolsonarista na Unifesp!

A Adunifesp defende de forma inequívoca e contundente o respeito à democracia e autonomia universitária. Por isso defende a aplicação do Estatuto da Unifesp que garante a continuidade do mandato da atual reitoria, que foi eleita em chapa de forma amplamente democrática em dezembro de 2020 para o mandato de 4 anos.

Denunciamos e rejeitamos a tentativa do governo Bolsonaro, aproveitando-se da renúncia do reitor prof. Nelson Saas, para dar um golpe em nossa Universidade. O quer forçar a nomeação de uma nova reitoria ainda neste ano para que ainda Bolsonaro possa escolher a dedo a direção da universidade.

Rejeitamos mais essa tentativa de golpe deste governo inimigo da Universidade Pública que acaba de cortar mais violentamente ainda as verbas às Instituições Federais de Ensino Superior.

Não ao Golpe! Fora Bolsonaro! Em defesa do Estatuto da Unifesp, da autonomia e da democracia universitárias!

ASSEMBLEIA GERAL DE DOCENTES DA ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIFESP ADUNIFESP-SS”

Aprovado por unanimidade.

(B) discutiu-se possíveis estratégias aos representantes docentes no Consu objetivando implementar a linha geral aprovada acima.

2. Discutiu-se a situação política do país. A urgente necessidade de defender a Universidade Pública dos ataques de Bolsonaro exigem que a Adunifesp reitere e confirme a posição já aprovada em sua última Assembleia Geral.

A Assembleia Geral da Adunifesp aprova por unanimidade o chamamento a todos os docentes da Unifesp a votar e mobilizar pelo voto em Lula Presidente e Haddad Governador objetivando derrotar o bolsonarismo no Brasil e no estado de São Paulo para defender a Universidade Pública e a democracia no país.

A Assembleia Geral da Adunifesp chama todos os docentes a organizarem comitês Lula Presidente, Haddad Governador que mobilizem colegas docentes, TAES e alunos em todos os campi para organizar atos de rua, panfletagens nas ruas e locais de concentração popular nas redondezas de cada campus. Responsáveis de cada campus se encarregarão de impulsionar tais comitês e suas reuniões.