Assembleia Geral da Adunifesp aponta calendário de mobilizações na volta às aulas

Reunidos em Assembleia da Adunifesp no dia 07 de agosto de 2023, docentes discutiram e deliberaram sobre três pontos temáticos:

Ponto 1 – Campanha Salarial: após um relato apresentado pelo prof Alberto Handfas, discutiu-se a retomada das reuniões da Mesa Nacional de Negociação Permanente entre governo (Ministério da Gestão) e Sindicatos de Servidores Públicos (SPFs). Discutiu-se também as perspectivas da mobilização em defesa da reposição de perdas inflacionárias e da revogação das medidas de Bolsonaro e Temer contra os serviços públicos e os servidores. Dado que a próxima reunião da Mesa ocorre no dia 10 e que haverá uma reunião de ADs do setor das Federais do ANDES-SN no dia 19 e 20, decidiu-se por:

• Realizar uma nova Assembleia Geral da Adunifesp no dia 14 de agosto às 17h para dar acompanhamento às negociações e deliberar sobre qual posição a Adunifesp deverá tomar junto aos sindicatos na negociação;
  • Aprovar uma moção sobre o mais importante dos pontos da pauta não-remuneratória apresentada na última reunião da Mesa: a luta pela retirada definitiva da Reforma Administrativa PEC-32. Veja aqui moção na íntegra.

Ambas as decisões (do ponto (a) a ser deliberada na próxima AG e do ponto (b) já aprovada nesta AG), serão encaminhadas pelo representante da diretoria da Adunifesp na reunião do Setor das Federais do Andes-SN.

Ponto 2 – Luta em Defesa da Educação Pública:

Após um informe apresentado pela profa. Magali Silvestre sobre os ataques à licenciatura e à Educação Pública tanto nacionalmente, como também no estado de SP e de como tais ataques têm relação com a Unifesp e seus docentes, debateu-se a semana de lutas contra o Novo Ensino Médio e em defesa da Educação Pública. Decidiu-se a partir daí:

• Organizar um grupo com docentes das licenciaturas para propor sugestões ao próximo PDI e subsidiar a participação institucional nas Conferências Estadual e Nacional de Educação.
  • Enviar ofício ao Andes solicitando que entre como membro, não apenas observador, no Fórum Nacional de Educação e no Fórum Nacional Popular de Educação.

Ponto 3 – Seminário Unifesp-Hospital São Paulo:

• Após um informe apresentado pelo prof Fábio Venturini, decidiu-se aprovar a proposta de cronograma para discussão da relação Unifesp-SPDM com vistas à expiração do termo de cooperação envolvendo o HSP.