Assembleia Baixada Santista

Assembleia de Docentes – Adunifesp – Baixada Santista – 05/03 às 17h no saguão da Silva Jardim. Participe!

A Adunifesp convida todos os filiados e colegas para participarem da Assembleia local de docentes da Baixada Santista a realizar-se amanhã, dia 05/03, no saguão da unidade Silva Jardim 207, às 17h.

Lembramos que assembleias locais como esta estão ocorrendo nesta semana nos vários campi da Unifesp. Em todas elas serão discutidas a situação falimentar em que o atual governo colocou as universidade federais (com os cortes orçamentários, nas bolsas de pesquisa e nos nossos salários) e as formas de mobilização para defendê-las. A última Assembleia Geral da Adunifesp ocorrida ainda durante o período de férias (https://adunifesp.org.br/adunifesp-deflagra-estado-de-mobilizacao-permanente-em-defesa-da-universidade-publica/) tirou alguns indicativos – que devem ser discutidos, complementados (ou mesmo, se for o caso, rejeitados) e deliberados por nossa assembleia local amanhã, tais como:

– dia 18 de março: dia nacional de lutas e paralisação em defesa da Educação e dos Serviços Públicos (contra os cortes do MEC e o Pacote de Guedes);
– calendário de mobilizações incluindo a possibilidade (a ser avalidada) de uma Greve Nacional das Universidades neste 1o semestre.
– construção de uma pauta unificada de reivindicações e exigir do governo a abertura de negociações que incluiria, por exemplo, pontos como os já sugeridos: (1) Reestabelecimento das verbas públicas para pesquisa, bolsas, pós-graduação, funcionamento e consolidação das universidades; (2) Respeito à garantia constitucional relativa a: liberdade de cátedra, carreira dos servidores, autonomia universitária, vinculação orçamentária para saúde e educação; (3)Contra corte de 25% dos nossos salários e o fim da estabilidade (pacote Guedes) que será tramitada de forma acelerada em regime de urgência no Congresso Nacional; (4) Imediata nomeação dos professores já concursados; (5) Não à ameaça de AI-5 de Bolsonaro.

As decisões das Assembleias locais serão remetidas à Assembleia Geral da Adunifesp (dia 12/03, meio dia, AnfiA, no campus Vila Clementino). E esta, por sua vez, remeterá seus resultados à reunião nacional do Setor das Universidades Federais do nosso Sindicato Nacional (ANDES-SN) nos dias 14 e 15/03 (quando será avaliada a possibilidade de Greve Nacional e/ou outras formas de luta em defesa da Universidade).

Contamos com a presença de vocês amanhã, 05/03, as 17h, no saguão da Unidade Silva Jardim

ADUNIFESP-SSind