cropped-cabeçalho-1.png

O que não tem decência, nem nunca terá

Editorial da Diretoria
Uma vez dominante no governo, o discurso político neoliberal se fundamenta na chantagem pura e simples. Em troca de uma promessa irrealizável por empregos e crescimento, já nos tomaram a democracia, a previdência e a legislação trabalhista. Nesse exato momento, com notória incompetência para lidar com a crise multidimensional decorrente da pandemia, o governo insiste em vender a preço de banana as nossas fontes de recursos naturais; assim como, exterminar os serviços públicos, em grande parte, responsáveis pelo enfrentamento aos devastadores efeitos da crise sanitária que assola o país. Nessa perspectiva, e cumprindo parte da promessa da “reunião ministerial de 22 de abril de 2020”, o Ministro da Economia quer forçar uma troca das carreiras dos servidores públicos, bem como dos investimentos mínimos para saúde e educação previstos na Constituição Federal, por um auxílio emergencial reduzido em relação ao do ano passado.

Além de não ser a primeira vez que ouvimos esse discurso, ele passu a ser replicado de cima a baixo. Começou ano passado com a autorização de cortes de salários para manutenção de empregos nas entidades privadas. O simples debate sobre a justeza de tal corte é já em si uma tragédia. A sua naturalização, no entanto, é inadmissível.

Aqui na nossa casa, há um grande exemplo do que ocorrerá conosco caso as reformas hoje no congresso sejam aprovadas. Na Paulistinha, Núcleo de Educação Infantil da Unifesp, que apesar de ser uma Unidade Educacional de nossa universidade é mantida majoritariamente com trabalhadoras celetistas contratadas pela SPDM, já vem sendo aplicada com frequência a política de cortes de salários em troca da manutenção de empregos. Para piorar, vale-se, não raro, do discurso bolsonarista-neoliberal de que a integralidade dos salários está vinculada à volta das aulas presenciais.

Não ignoramos as peculiaridades da gestão e de execução orçamentária da Paulistinha. Entendemos que decorre de características instrumentais que ou antecedem as atuais gestões da Unifesp e da SPDM (o processo inconcluso de federalização da EPM, iniciado em 1954 e que manteve uma dependência mútua entre os entes privado e federalizado, principalmente por causa do HU privado de financiamento público) e/ou que são mera consequência da ocupação do Planalto por sociopatas que de tudo fazem para confiscar renda e condenar à morte quem trabalha.

Temos assim árduas lutas bem diante de nós: as imediatas, no sentido de barrar as propostas de destruição dos serviços públicos e das vinculações constitucionais; as de longo prazo, sendo a principal encontrar uma forma de organização institucional capaz de nos permitir, como as demais universidades federais, contar com um modo de dotação e execução orçamentária 100% públicas; desnaturalizar e combater os inadmissíveis cortes de renda de quem trabalha, seja servidor estatutário ou celetista.

#Federalização da Unifesp já

Fábio Venturini - Presidente da Adunifesp-SSind

Campanha: Docentes da Unifesp em Regime de Segurança Sanitária

SegurançaSanitária-página001
Docentes da Unifesp, reunidos em assembleia geral em 11 de fevereiro de 2021, laçam a campanha pelo regime de segurança sanitária em que descrevem com seguem trabalhando durante a pandemia e pontuam as condições para o retorno ao trabalho presencial.

Conheça a campanha na íntegra
WhatsApp Image 2021-03-02 at 21.36.55
A Adunifesp em parceria com Adufabc realizará LIVE "Covid-19, PEC emergencial e o desmonte dos direitos sociais e no orçamento" no dia 05/03/21 às 18h com a presença dos convidados Sâmia Bonfim - Servidora Pública, Deputada Federal pelo PSOL e Alencar Santana - Advogado, Deputado Federal pelo PT.

Acompanhe a atividade nos canais de Youtube das Associações:
Youtube Adufabc
Youtube Adunifesp
CardEntidades)Facebook-página001
Conselho de Entidades da Unifesp aprova nota em defesa do processo democrático das eleições para reitoria. Pela posse do reitor eleito!

Após participar ativamente na organização da consulta à comunidade universitária para eleição da reitoria da Unifesp, o Conselho de Entidades – Adunifesp, Aremulti, APG, DCE e Sintunifesp – segue na defesa da posse do reitor eleito, prof. Nelson Sass, primeiro nome eleito na consulta pública e primeiro nome eleito no Consu, representante do programa escolhido pela comunidade da Unifesp. As entidades da Unifesp, representantes das categorias que compõem a comunidade universitária, se colocaram no processo para garantir o princípio básico da democracia sem o qual a universidade pública fica comprometida e nesse sentido seguem vigilantes para que esse processo termine com respeito a vontade da maioria expressa na consulta e no Consu: com a posse do reitor eleito!

Conselho de Entidades da Unifesp

Adunifesp-SSind/ APG-Unifesp/ Aremulti-Unifesp/ DCE-Unifesp/ Sintunifesp

PEC Emergencial acaba com piso para Saúde e Educação e ataca servidores públicos

ANDES-SN Texto do Relator da PEC - Site (2)
O relator da PEC Emergencial, o senador Marcio Bittar (MDB-AC), protocolou na terça-feira (23) o parecer final sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, que cria mecanismos de ajuste fiscal para União, estados e municípios. A votação está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (25) no Senado Federal. A PEC Emergencial viabiliza o pagamento do auxílio emergencial, sem a necessidade de cortar despesas ou apontar novas fontes de receitas. Entretanto, a mesma proposta revoga dispositivos da Constituição Federal que garantem o percentual de repasse mínimo para Educação e Saúde nos três níveis da federação.

Leia matéria na íntegra no portal do ANDES-SN

Governo Bolsonaro desrespeita decisão judicial e nomeia novo interventor para UFGD

adufdourados arte


Na segunda-feira (8), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi surpreendida pela troca de interventores na gestão da instituição. A professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio, nomeada reitora interventora em junho de 2019, foi substituída pelo professor Lino Sanabria, novo interventor. A mudança foi informada na portaria 64 do Ministério da Educação (MEC), de 5 de fevereiro deste ano, publicada no Diário Oficial da União.

Leia na íntegra no portal do ANDES-SN

Reforma Administrativa trará prejuízos para as universidades e para toda a população

ADMINISTRATIVA-SINDSEP-PE
Você sabia que a Reforma Administrativa vai trazer grandes prejuízos para a população brasileira e gerar perdas para todo o funcionalismo público?

É isso mesmo, as diversas carreiras, incluindo a de professores das universidades federais, serão prejudicadas se a PEC 32 for aprovada.

Neste episódio, vamos te mostrar todos os problemas que essa reforma vai trazer para os professores e para a educação.

Assista o video no canal da APUFPR

Coronavírus se combatem com o SUS - APUBH/UFMG

imagens_redes_sociais_corona_se_combate
A grave crise sanitária e humanitária que estamos enfrentando em nosso país, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), é um exemplo dramático da importância de investimentos do Estado em Saúde Pública e pesquisa científica. Contudo o SUS sofre com o subfinanciamento devido à EC 95, que limita os investimentos em políticas públicas. Do mesmo modo, a área de CT&I tem sido sucateada por causa dos cortes no orçamento de agências de fomento e nas universidades e institutos federais de ensino.O APUBH UFMG+ criou a campanha “Corona se combate com o SUS” para alertar a sociedade sobre esta situação.

Acesse a campanha na página da APUBH
calendariLutas-página001

Calendário de Lutas do FONASEFE


Docentes da Unifesp reunidos em Assembleia Geral em 11 de fevereiro de 2021 aderem ao Calendário de Lutas do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais)

Calendário definido
As atividades do Dia Internacional da Mulher, no 8 de março, também devem ser incorporadas pelas entidades. Confira as deliberações:
23 a 25/02 – Pressão de todas as formas sob os senadores para não votar favorável as retiradas de direitos, congelamentos e cortes salariais dos(as) servidores(as) na PEC emergencial;
08/03 – Dia Internacional da mulher – incorporar toda a agenda do movimento como atividades dos(as) Servidores(as) Públicos(as);
01 a 10/03 – Protocolar as reivindicações e solicitar audiência para os dias 17 e 18/03 com os poderes legislativo e executivo nas três esferas do Serviço Público;
09/03 – Plenária dos servidores(as) – avaliar como estão os preparativos da Jornada de Luta;
15 a 19/03 – Jornada de Luta contra a Reforma Administrativa;
a) 15 e 16/03 – Seminário Nacional: A conta não pode ser da Servidora e do Serviço Público – Reforma Administrativa (atividade híbrida);
b) 16/03 – Definição de indicação da greve geral dos servidores(as) publicos(as) do Brasil no dia 24/03;
c) 17/03 – Dia Nacional em defesa da resposta do Executivo às reivindicações, com bandeiraço e faixaço (Em Brasília e nas cidades possíveis, escolher um local para encher de faixa e bandeiras com as reivindicações) Sugestão que seja nos palácios do governo estaduais, prefeituras e no ministério da Economia, na Esplanada dos Ministérios;
d) 18/03 – Dia Nacional de audiências e pressão no poder Legislativo nas três esferas;
24/03 – Indicativo de greve dos servidores públicos.
*Com informações da Fenajufe

Acesse aqui a última nota técnica do DIEESE sobre Reforma Administrativa
unnamed

Liberdade aos presos políticos no Chile

Ao governo Sebastian Piñera,

Tomamos conhecimento através da Confederação de Sindicatos Bancários e Afins do Chile, de que há no país, desde a legítima mobilização do povo chileno iniciada em 18 de outubro de 2019, muitos presos da revolta – presos políticos -, que em alguns casos passaram mais de um ano em prisão preventiva, violando as garantias do devido processo legal e sem direito a visita de seus familiares.

Temos conhecimento também de que não prosperou a exigência de um projeto de lei de indulto geral para busca extinguir a responsabilidade penal e a remissão da pena, quando corresponda aos fatos ocorridos entre outubro de 2019 e dezembro de 2020. Assim aqueles militantes seguem detidos numa afronta à democracia mais elementar.

Por isso nos associamos à exigência da campanha que se desenvolve em vários países de Libertação imediata dos presos políticos!

Assembleia de Docentes da ADUNIFESP, 11/02/2021
icones_atencao-2

Relatório da CEPAL demonstra que os efeitos econômicos da COVID-19 são ainda piores para as mulheres

A Comissão Econômica para América Latina e o Caribe, CEPAL, no dia 10 de fevereiro, emitiu relatório intitulado “A autonomia econômica das mulheres na recuperação sustentável e com igualdade”, que demonstrou que os efeitos da pandemia da Covid-19 na região foram ainda piores para as mulheres. Isso se deve ao fato de que as mulheres são maioria nas profissões de maior precarização e risco de destruição de empregos, a exemplo do serviço doméstico, hotelaria e comércio, e possuírem menor acesso ao crédito para recuperar ou manter negócios.

Além desses efeitos sobre o emprego, há ainda o impacto sobre profissões feminizadas, que estão sob a crescente precarização das condições de trabalho no cenário atual, tais como saúde e educação, o que coloca as trabalhadoras em situação de maior risco, com proteção insuficiente contra o coronavírus. Esses setores de alto risco representam 56,9% do emprego das mulheres e 40,6% do emprego dos homens na América Latina. A disparidade é ainda maior em alguns países, como no México, onde 65,2% das mulheres se encontram empregadas em setores muito golpeados pela crise, contra 44,9% dos homens.

Leia notícia na íntegra na página da APUBH
O nosso cadastro é formado a partir dos dados fornecidos por docentes na data de sua filiação. Recentemente, ao enviar comunicados, atingimos a marca de quase 60% de mensagens devolvidas por destinatário inexistente. Por isso solicitamos que, se você ainda não o fez, atualize seus dados aqui para mantermos uma comunicação mais rápida e eficiente com todos filiados à Adunifesp.
Adunifesp - Gestão 2019-2021: Fabio Venturini (EPPEN/Osasco), Presidente; Valéria Petri (EPM/SP), Vice-presidente; Alberto Handfas (EPPEN/Osasco), Secretário-geral; Ana Paula Santiago do Nascimento (Paulistinha/SP), Primeira-secretária; Daniel Feldman (EPPEN/Osasco), Tesoureiro-geral; Virgínia Junqueira (ISS/Baixada), Primeira-tesoureira (temporariamente afastada); Clélia Rejane Antonio (Cedeme/SP), Relações Sindicais, Jurídicas e Defesa Profissional; Raul Bonne Hernández (ICAQF/Diadema), Imprensa e Comunicação;Leonardo Carnut (Cedess/SP), Política Universitária. Diretores regionais para os campi: Ana Lúcia Pereira (São Paulo); Anderson Kazuo Nakano (Zona Leste); Claudia Fegadolli (Diadema), Fabio Luís Barbosa dos Santos (Osasco); Luís Felipe Silvério Lima (Guarulhos), Renata Gonçalves (Baixada),
Assessor de Comunicação: Rafael Freitas
Jornalista responsável: Fabio Venturini (MTb 31191)
facebook