Participação da Adunifesp na VII Semana Científica e Cultural da Unifesp Diadema (SSCUD)

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Durante a semana que teve início nesta segunda-feira, 22 de agosto de 2016, está sendo realizada no campus Diadema da Unifesp a VII Semana Científica e Cultural da Unifesp (SSCUD), evento organizado pelos discentes dos cursos que compõem o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da universidade com o principal objetivo de ampliar o debate e conhecimento para além dos conteúdos ministrados nos cursos regulares a partir temas ligados à pesquisa, ensino e tecnologia, política e cultura.

No dia de abertura do evento duas palestras contaram com a participação de diretores da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind) como propositores de debates temáticos. A palestra intitulada “Crise das Instituições Federais de Ensino Superior e conjuntura política brasileira” foi ministrada pelo prof. Rodrigo Medina, presidente da Adunifesp, que apresentou o quadro mundial de crise econômica, sua relação com o contexto nacional com destaque para a crise de financiamento das universidades públicas e o conjunto de medidas e propostas políticas e econômicas recentes que ampliam e aprofundam as dificuldades no ensino superior público, como por exemplo a aprovação da contratação de docentes via organizações sociais e não mais concursos públicos, a desvinculação das verbas para educação do orçamento geral da união (PEC143) e o congelamento por 20 anos do orçamento  educacional (PEC 241). Compondo um horizonte de ataque e progressivo fim da universidade pública, gratuita e de qualidade como conhecemos e vivemos.

Já a palestra intitulada “Ciência, Ideologia e imposição axiológica na Universidade e na Pesquisa” foi ministrada pelo prof. Fábio Venturini, diretor de comunicações da Adunifesp, que apresentou a origem histórica da ideia de neutralidade da ciência a partir de uma breve história da filosofia da ciência e do conhecimento, problematizando a relação entre pesquisa científica, produção do conhecimento e ideologia. Destacando que toda ciência tem um compromisso e um conjunto de interesses seja pela manutenção ou alteração da ordem das ideias e que deste modo não é possível afirmar a neutralidade axiológica do conhecimento científico. E ainda quando a neutralidade científica é evocada para produção de conhecimento é estreitada sua relação com o conjunto de ideias dominantes, da parcela social dominante para manutenção da ordem e dos privilégios na estrutura social do conhecimento. Com essa tese propõe análise crítica sobre o programa Escola Sem Partido, ideológico ao defender a neutralidade no ensino, pois ao cercear os professores e determinar quais temas podem ou não podem ser discutidos em sala de aula respondem a um determinado programa político e religioso de manutenção da ordem desigual que exclui o diferente.

Adunifesp-SSind