Assembleias gerais marcam próxima semana nas Federais

A semana de 15 a 26 de outubro deverá ser marcada por rodadas de assembleias gerais (AG) nas seções sindicais das Instituições Federais de Ensino, conforme deliberação da última reunião do setor das Ifes, realizada no final de setembro, em Brasília. Por todo o país, professores se reunirão para discutir a tramitação do PL 4368/12 – resultado do simulacro de acordo firmado entre o governo e o Proifes –, as pautas locais de reivindicações e a luta pelas condições de trabalho nas Instituições.

“Este é um momento muito importante na continuidade e aprofundamento da nossa luta. Esperamos uma grande participação de todos os colegas no debate”, conclama Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

Entre os dias 22 e 26 próximos, foi deliberado também pelo Setor das Ifes a realização da Semana Nacional de Luta pelas Condições de Trabalho e Pautas Locais. Durante esta semana, os docentes deverão levar as questões locais para discussão nos Conselhos Universitários e também cobrar posicionamento das reitorias.

Debate sobre o PL 4368/12

Desde o início da tramitação do PL 4368/12 no Congresso Nacional, diretores do ANDES-SN têm participado de debates realizados em diversas seções sindicais por todo o país.

O objetivo é esclarecer os docentes na base sobre os prejuízos contidos no PL ao atual plano de carreira e as ações que vêm sendo tomadas pelo ANDES-SN para buscar reverter os elementos que desestruturam a carreira docente, retiram direitos e agridem a Constituição Federal.

“Sabemos que há limites quanto à criação de novas despesas no orçamento de 2013 e, também, quanto à prerrogativa do poder executivo de iniciativa exclusiva sobre esse tema, portanto, as intervenções devem ser precisas”, explica o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch.

Fonte: ANDES-SN