Entidades saúdam os participantes do 57º Conad do ANDES-SN

A mesa de abertura do 57º Conad foi composta por membros das diretorias atual e anterior do ANDES-SN, pelo diretor do campus da Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pelo presidente da Adufpi Seção Sindical e representantes da CSP-Conlutas, Anel, Sinasefe, Mosap e pelo presidente do Sindicato dos Pescadores Artesanais da Parnaíba.

O diretor do campus da Parnaíba da UFPI, José Duarte Daluz, e Francisco Alves Rodrigues, do Sindicato dos Pescadores, desejaram êxito nos debates que serão travados durante o encontro.

O presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionista (Mosap), Edison Haubert, falou do papel fundamental do ANDES-SN na luta em defesa da classe trabalhadora. “Viemos aqui expressar o nosso reconhecimento e solicitar o forte engajamento dos professores e das professoras na luta pela aprovação da PEC 555/06, que propõe a extinção da contribuição previdenciária, de forma escalonada, dos aposentados e pensionistas”, disse.

Haubert destacou ainda que o Mosap está engajado na luta do ANDES-SN, pois há uma necessidade urgente de que se recomponha a dignidade dos professores e professoras das universidades brasileiras.

A representante da Assembléia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), Arieli Moreira, disse que o ANDES-SN é um ponto de apoio importante na luta dos estudantes e exemplo de luta e resistência na defesa da educação pública. “Estamos construindo a maior greve do setor da educação dos últimos dez anos. Nós seguimos vocês, professores, e já somos mais de 30 universidades em greve estudantil”, declarou.

A representante do Sinasefe, Eugênia Martins, destacou a importância da parceira de sua entidade com o ANDES-SN e desejou sucesso nos trabalhos que serão desenvolvidos durante o Conad.

O coordenador da CSP-Conlutas, Zé Maria de Almeida, destacou a crise do capital e como os governos tem jogado o ônus desta nas costas dos trabalhadores. Ele ressaltou, porém, que o ANDES-SN contribuiu fortemente para criar um fato novo nessa conjuntura – a maior greve no setor da educação federal.

“Isso nos dá uma condição melhor de enfrentamento do que tínhamos no começo do ano em Manaus, quando foi construído o plano de lutas do ANDES-SN. Não há melhor ambiente do que esse que o ANDES-SN vive agora. Parabéns às professoras e professores”, destacou.

O presidente da Adufpi, professor Mario Ângelo Souza ressaltou a importância de realizar o Conad em Parnaíba (PI). “Espero desde já que o encontro possa reforçar a luta e dar ainda mais ânimo aos professores do Piauí”, disse. Já o 2º vice-presidente da Regional Norte I, Daniel Franco, lembrou a história do povo local. “O ANDES-SN é hoje um exemplo de luta e resistência”, comparou.

Marina registrou ainda a saudação da Auditoria Cidadã da Dívida e do Conselho Federal de Serviço Social (Cfss) aos participantes do 57º Conad.

Fonte: ANDES-SN