Lançada 50ª edição da revista Universidade e Sociedade do ANDES-SN

O número 50 da revista Universidade e Sociedade foi lançado nesta quinta-feira (21), durante a abertura do 57º Conad. Com o título “Direitos se conquistam na luta”, a edição traz importantes reflexões sobre a luta por trabalho, moradia, educação pública de qualidade e outros direitos sociais e humanos.

Marina Barbosa, ex-presidente do ANDES-SN, destacou no lançamento dois importantes artigos que registram fatos marcantes na história recente da classe trabalhadora: “Exemplo de luta e resistência na Universidade Federal de Rondônia (Unir)” e “Pinheirinho, o Estado como agente da barbárie”.

“Essa revista trata da nossa luta e esses artigos em especail tratam de dois grandes enfrentamentos. A greve na Unir, que revelou o movimento que o capital tem dentro da universidade, desmantelando a autonomia e a democracia. Essa luta foi dura, mas vitoriosa, conseguindo até a destituição do reitor. (…) Pinheirinho revelou o quanto nós precisamos contribuir para fortalecer essa luta. A luta por direitos tem um fio condutor que é a luta pelo direito ao trabalho”, disse.

A revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral do Sindicato Nacional e foi distribuída gratuitamente aos participantes do 57º Conad, além de ser enviada a todas as seções sindicais do ANDES-SN. A versão digitalizada da publicação poderá ser lida no site www.andes.org.br.

Plano de Comunicação

Durante a abertura também foi apresentado o caderno “Plano de Comunicação Geral do ANDES-SN”, que compila o plano de comunicação da entidade, aprovado por unanimidade no 30º Congresso do Sindicato Nacional em 2011 e uma análise da pesquisa realizada junto às seções sindicais do ANDES-SN, para conhecer suas estruturas de comunicação.

O levantamento foi realizado em duas etapas: a primeira através de questionário enviado às seções sindicais e a segunda uma consulta à página eletrônica das seções. “O resultado revela um bom grau de profissionalização, que ainda precisa ser aperfeiçoado. É um material importante, para dar seqüência ao trabalho”, registrou Marina.

O material também foi entregue aos participantes e será enviado às Seções Sindicais do ANDES-SN.

Fonte: Andes-SN