Começa nesta quinta-feira (21) o 57º Conad do ANDES-SN

Professores de todo o país participam do encontro, que dará posse à nova diretoria do Sindicato Nacional

Começa nesta quinta-feira (21), na cidade de Parnaíba (PI) a 57ª edição do Conselho do ANDES-SN (Conad). O evento acontece até o dia 24 e deve reunir cerca de 250 docentes, entre delegados e observadores, de todo o país.

A abertura do encontro será marcada pela posse da nova diretoria do ANDES-SN, que estará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2012-2014. O 57º Conad, que irá atualizar o Plano de Lutas dos docentes, aprovado no 31º Congresso do ANDES-SN em janeiro deste ano, votar as contas do Sindicato Nacional e aprovar o orçamento para o próximo período.

Além da posse da nova diretoria, durante o evento será lançada a 50ª edição da Revista Universidade e Sociedade e o Caderno de Comunicação do ANDES-SN, com o resultado de uma pesquisa sobre a comunicação realizada nacionalmente junto às seções sindicais.

O 57º Conad terá como tema “Defesa da Universidade Pública e do ANDES-SN, Autonomia, Democracia, Financiamento e Condições de Trabalho” e a expectativa é que a realização do evento permita trazer tais questões também para a pauta local da cidade de Parnaíba.

O evento acontece num momento muito particular para o movimento docente, uma vez que os professores federais realizam uma das maiores greves da história (iniciada em 17 de maio) e que já conta com a adesão mais de 50 instituições de ensino. A mobilização por melhores condições de trabalho e ensino também se estende às Universidades Estaduais como no Rio Grande do Norte (UERN) e Rio de Janeiro (UERJ), que já estão em greve, e no Piauí (UESPI), que deve paralisar as atividades em agosto.

A atual presidente do Sindicato Nacional, Marina Barbosa, passa o cargo para sua sucessora, Marinalva Oliveira, que estará à frente do Sindicato Nacional para biênio 2012-2014, na quinta-feira (21), na Plenária de Abertura do 57º Conad, a partir das 10h.

Marinalva Silva Oliveira, mestre e doutora em Psicologia, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Suas pesquisas estão centradas nos desafios da inclusão escolar e social de pessoas com deficiência, especialmente crianças com síndrome de Down.

Antes de atuar no ANDES-SN, onde foi 2ª vice-presidente da regional Norte II na gestão 2005/2006, e presidente da Sindufap – Seção Sindical de 2009 a 2011, Marinalva Oliveira participou ativamente no movimento sindical dos bancários.

Fonte: ANDES-SN