Professores do CNG e da UNB fazem protesto em frente ao Planejamento

Apesar de o Ministério do Planejamento ter desmarcada a reunião que seria realizada na manhã desta terça-feira (19) foi mantido o ato público em frente ao prédio do ministério. Por quase três horas, docentes do Comando Nacional de Greve e da Universidade de Brasília, além de estudantes, técnico-administrativos e dirigentes de outras categorias, protestaram, com muita música e humor, contra o adiamento da reunião.

A presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa, afirmou que, apesar das medidas protelatórias do governo, a greve continua forte. “Eles acharam que iam quebrar nosso movimento, mas a cada dia mais docentes entram em greve, E agora ganhou o reforço dos companheiros da Fasubra e do Sinasefe”, argumentou. “O nosso desafio agora é ampliar o movimento e arrancar uma proposta do governo”, completou.

O representante do Sinsafe, David Lobão, criticou o ministério do Planejamento pelo atraso. “Infelizmente, pelo histórico do governo, não podemos acreditar que o adiamento de hoje foi para que a proposta seja estudada melhor”, argumentou. Já a coordenadora-geral da Fasubra Janine Teixeira lamentou o fato de o governo marcar e desmarcar reuniões e fez um apelo para que o as reivindicações dos técnico-administrativos sejam negociadas.

Ato musical

Com uma trilha musical especialmente escolhida pelos professores Ciro, da Universidade Federal de Alagoas, e Marcos Vinicius, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o ato desta terça-feira (19) foi embalado por músicas de protesto que iam do samba ao mangue beat e ao rap. “Procuramos incluir todos os ritmos”, conta Marcos Vinicius. A lista incluía nomes como Bezerra da Silva, Titãs, Paralamas, Cabruera, Chico Science, entre outros.

Estudantes da Universidade de Brasília também deram uma contribuição musical. Sob a regência do maestro David Junker, professor da UnB, o coral dos estudantes cantou músicas como “Natureza Distraída” e “Riacho do Navio”.

Fazendo um trocadilho com a primeira música, o professor Ciro fez um apelo para que a “natureza distraída do governo seja humanizada”. “Mas se não tiver um plano de carreira, vamos bater no Congresso Nacional, aqui ao lado, em busca de nossos direitos”, avisou.

Ao final do ato, Marina Barbosa agradeceu a participação dos professores, estudantes e técnicos da UnB na manifestação. “São atividades como essa que fortalecem e sustentam a grande greve que estamos realizando. Demos hoje mais uma demonstração da nossa capacidade de força e resistência”, afirmou. Marina lembrou que as soluções para a melhoria da educação brasileira estão nas propostas da sociedade e não nas “ações midiáticas do governo”.

Marina lembrou que nesta quarta-feira (20) será realizado um grande ato, no Rio de Janeiro, como parte das atividades do Rio +20. Também será realizada uma grande coluna dos docentes e técnico-administrativos e estudantes em greve juntamente com as categorias dos SPF na Marcha dos Povos, que marcará o final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: ANDES-SN