Ato reúne universidades federais em greve no centro de São Paulo nesta terça (12)

Uma manifestação das universidades federais em greve pela valorização da educação pública será realizada no centro de São Paulo, nesta terça-feira (12). O ato contará com representantes de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unifesp e da UFABC, e busca dialogar com a sociedade as principais reivindicações da paralisação que atinge instituições federais de ensino superior em todo país. A manifestação será realizada em frente à BM&F Bovespa (rua XV de novembro, 275), a partir das 11 horas. Após a manifestação, os docentes da Unifesp realizarão uma assembleia geral para debater os rumos da greve, na praça do Pátio do Colégio.

A pauta central da greve nacional dos docente, já deflagrada em 51 das 59 universidades e institutos federais, é a valorização da carreira da categoria, uma das mais desprestigiadas dentro do serviço público federal. Nesta terça (12), o ANDES-SN e representantes dos professores serão recebidos oficialmente pelo Ministério do Planejamento pela primeira vez desde o início da paralisação, em 17 de maio.

A partir de hoje (11), cerca de 30 sindicatos de diversas categorias do serviço público federal também iniciam uma greve. Entre as entidades que aprovaram o início da paralisação está a FASUBRA, representante nacional dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. O fato pode representar o começo de uma greve geral em tais instituições como não se vê há mais de uma década. A greve estudantil já foi deflagrada total ou parcialmente em cerca de 30 federais e na Unifesp já atinge cinco dos seis campi.

Ato das universidades federais em greve pela valorização da educação pública
Quando: Terça-feira (12), às 11 horas
Onde: Em frente à Bolsa de Valores (BM&F Bovespa), rua XV de Novembro, 275
Pauta: Valorização da educação pública e da carreira docente

Assembleia Geral dos docentes da Unifesp
Quando: Terça-feira (12), às 13 horas
Onde: Na praça do Pátio do Colégio
Pauta: Rumos da greve docente na Unifesp