Ato na avenida Paulista fortalece mobilização docente na Unifesp

Cerca de 300 docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unifesp protestaram nesta segunda-feira (28) na Paulista em defesa da educação pública. O ato teve início no vão-livre do MASP ao meio-dia e os manifestantes marcharam até a Praça do Ciclista, no final da avenida. As palavras de ordem pediam expansão da universidade pública com qualidade, melhores condições de trabalho e estudo, e valorização da carreira docente, a principal pauta da greve nacional docente iniciada no dia 17 de maio.

A manifestação ocorreu em um momento ímpar para a Unifesp, em que toda a Instituição está bastante mobilizada. Pela primeira vez desde o início da expansão da universidade, os docentes dos seis campi estão em greve, aderindo à paralisação nacional que reivindica do governo a abertura de negociações efetivas sobre mudanças na carreira da categoria.

Os estudantes, por sua vez, decretaram greve nos campi de Diadema, Baixada Santista e São Paulo. Além disso, o campus Guarulhos já vive uma greve estudantil há dois meses, reivindicando melhores condições de educação e políticas de acesso e permanência, e os alunos de Osasco aprovaram indicativo também podem aderir à paralisação. Nesta quinta-feira (31), os discentes da Unifesp realizarão uma Assembleia Geral para debater a situação estudantil da Instituição e deliberar posições conjuntas aos campi. Os servidores técnico-administrativos estudam realizar uma greve nacional a partir de junho.

Ao mesmo tempo em que ocorria o ato em São Paulo, docentes de universidades e institutos federais realizaram um ato, com cerca de 300 pessoas em Brasília. O protesto ocorreu em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde deveria estar ocorrendo naquele momento mais uma reunião da negociação sobre a carreira docente. Entretanto, o encontro foi desmarcado sem justificativa. O número de universidades e institutos federais em greve já chega a 47 e até o final da semana poderá crescer.

Uma Assembleia Geral dos docentes aprovou a continuidade da greve e outras deliberações nesta terça-feira (29). A plenária aconteceu no Anfiteatro A, do campus São Paulo, e contou com cerca de 120 docentes dos seis campi. A continuidade da paralisação foi aprovada por unanimidade.

Confira as fotos da manifestação aqui.