Comunidade Unifesp realiza ato em defesa da educação pública nesta segunda (28)

Docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos de toda a Unifesp realizarão um ato nesta segunda-feira, às 12h, no vão-livre do MASP pela valorização da educação pública. A manifestação na avenida Paulista busca sensibilizar a população para a greve nacional dos docentes das universidades federais. A paralisação já atinge 47 dos 59 institutos e universidades federais e tem como principal reivindicação a valorização da carreira da categoria, comparativamente, uma das mais desprestigiadas dentro do serviço público federal.

Na Unifesp, todos os campi estão parados. Os docentes de Diadema iniciaram a greve já no dia 17 de maio, junto com a deflagração do movimento nacional, e outros quatro campi – Baixada Santista, São Paulo, Osasco e São José dos Campos – paralisaram suas atividades acadêmicas a partir do dia 23. No último dia 25, os professores de Guarulhos também aderiram à greve.

Após a deflagração do movimento docente, os discentes da Unifesp também se mobilizaram. Os estudantes de Diadema estão em greve e os de São Paulo aprovaram um indicativo de paralisação a partir do dia 29 de maio. O campus Guarulhos já vive uma greve estudantil há quase dois meses, reivindicando melhores condições de educação e políticas de acesso e permanência. Os alunos dos demais campi realizam assembleias nos próximos dias e também podem aderir à mobilização.

Os servidores técnico-administrativos das universidades federais também debatem entrar em greve nas próximas semanas, o que transformaria a mobilização atual na primeira greve geral nas instituições federais de ensino superior em mais de uma década.

Até o momento o governo federal não tem se mostrado disposto a abrir o diálogo com os professores em greve. Nesta segunda-feira (28), seria realizada uma reunião do Grupo de Trabalho que negocia a reestruturação da carreira dos professores federais, mas a mesma acabou desmarcada de última hora e sem nenhuma justificativa.

Manifestação da comunidade Unifesp pela valorização da educação pública
Quando: segunda-feira, 28 de maio, a partir das 12 horas
Onde: concentração no vão-livre do MASP, na avenida Paulista