Docentes da Unifesp debatem continuidade da greve em Assembleia nesta terça (29)

Quase uma semana após o início da greve, docentes de toda a Unifesp voltarão a se reunir para debater o andamento do movimento. Esta Assembleia Geral ocorre após a realização de plenárias locais que organizaram a paralisação em cada campi. A greve dos professores já atinge toda a Universidade e esta é a primeira vez que ocorre uma paralisação unificada entre os seis campi da Instituição. A assembleia acontece nesta terça-feira (29), às 10 horas, no Anfiteatro A, do campus São Paulo.

A última Assembleia Geral, realizada no dia 22, contou com a presença de mais de 200 docentes de todos os campi e a deflagração da greve foi aprovada sem nenhum voto contrário e com 16 abstenções. O campus Guarulhos era o único que não havia optado naquele momento pela greve. Entretanto, a paralisação na unidade foi aprovada na assembleia local realizada sexta-feira (25), quando os docentes decidiram parar as atividades acadêmicas a partir de segunda-feira, dia 28.

A greve na Unifesp integra um movimento nacional que já conta com a adesão de 47 das 59 instituições federais de ensino superior. A principal reivindicação é uma efetiva negociação com o Governo Federal acerca de melhorias na carreira dos docentes. Nesta segunda-feira, 28, deveria ocorrer uma nova reunião para debater o tema, entretanto o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão cancelou o encontro sem apresentar justificativa às entidades representativas dos professores.

Após a deflagração do movimento docente, os discentes da Unifesp também se mobilizaram. Os estudantes de Diadema estão em greve e os de São Paulo estão com indicativo de paralisação a partir do dia 29 de maio. O campus Guarulhos já vive uma greve estudantil há quase dois meses, reivindicando melhores condições de educação e políticas de acesso e permanência. Os alunos dos demais campi realizam assembleias nos próximos dias e também podem aderir à mobilização. Os servidores técnico-administrativos das universidades federais também discutem iniciar uma greve nacional.

Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp
Quando: terça-feira (29), às 10 horas
Onde: Anfiteatro A, do campus São Paulo (Rua Botucatu, 740, Subsolo)
Pauta: Greve docente na Unifesp