ANDES-SN se reúne com Andifes e Conif para comunicar a greve das Federais

A direção do ANDES-SN se reuniu nos últimos dias com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para comunicar às entidades a deflagração nacional da greve nas universidades e institutos federais.

Na terça-feira (15), antecedendo a reunião do GT Carreira Docente, os diretores do ANDES-SN conversaram com o Reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Antônio Carlos Barum Brod, representante do Conif, como ouvinte, na reunião.

Luiz Henrique Schuch, 1º vice-presidente do ANDES-SN, apresentou uma síntese da última reunião do Setor das IFES, o estágio de mobilização para a greve e os detalhes da pauta. Brod, após contato com o presidente do Conif, convidou o ANDES-SN participar da plenária geral do Conselho na próxima semana.

Na quarta-feira (16), o Sindicato Nacional foi recebido pelo presidente da Andifes, João Luiz Martins (reitor da Universidade Federal de Ouro Preto), juntamente com o secretário da entidade, Gustavo Balduíno.

Marina Barbosa, presidente do Sindicato Nacional, informou à entidade a decisão da greve dos docentes das Ifes e o quadro de mobilização até o momento. Ela fez um relato do processo de negociação sobre carreira, destacando a dureza na posição do governo e o atraso nos prazos.

Foi explicado com detalhes a pauta da greve, inclusive lembrando que já foi informado aos reitores sobre o encaminhamento das pautas locais, motivo importante da mobilização e diretamente relacionado a precarização das condições de trabalho no processo de expansão.

Martins afirmou que compreende a situação da mobilização e que isto tem sido pauta da Andifes e também foi assunto tratado com o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em audiência realizada na última semana.

O reitor da UFOP registrou, ainda, que é importante finalizar a definição da carreira. Os diretores do ANDES-SN apresentaram mais uma vez os argumentos da proposta do Sindicato Nacional e as críticas às posições do governo, explicitadas na última reunião do GT Carreira Docente, em 15/5.

Fonte: ANDES-SN