Indicativo de greve é aprovado pela Assembleia Geral dos docentes da Unifesp

Uma Assembleia Geral dos docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aprovou indicativo de greve nesta quarta-feira (16). A deliberação segue um movimento de paralisação nacional dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior, convocado pelo ANDES-SN, o sindicato da categoria. Quase sessenta docentes dos diversos campi da Unifesp participaram da plenária, realizada em São Paulo. Nos próximos dias, os seis campi realizarão plenárias locais para debater a questão. Outra Assembleia Geral será realizada na próxima terça-feira (22), às 11h30, em São Paulo, para decidir sobre a deflagração da greve na Unifesp. Neste dia as atividades docentes estarão paralisadas.

O foco principal das mobilizações é a proposta do governo federal de reestruturação da carreira docente. Negociações entre entidades dos professores e representantes dos Ministérios do Planejamento e da Educação acontecem desde setembro de 2011 em um Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema, mas o ANDES-SN avalia que não há avanços, já o governo manteve basicamente a sua proposta inicial, como mostra o relatório da reunião do GT desta terça-feira (15). “A proposta do governo é inaceitável e pode comprometer a qualidade da educação e o futuro da expansão das universidades federais”, critica a presidente da Adunifesp, Virgínia Junqueira. A próxima reunião do GT ocorre no dia 28 de maio.

Nos próximos dias, cinco campi da Unifesp irão realizar plenárias locais para debater o indicativo e a possível deflagração da greve. As assembleias acontecem quinta-feira (17) na Baixada Santista; sexta-feira (18) em São Paulo; e segunda-feira (21) em Osasco e São José dos Campos. Os docentes de Guarulhos farão uma reunião não deliberativa na terça-feira (22), às 10 horas, na sede da Adunifesp. Confira os horários ao final da matéria.

Já os docentes de Diadema devem decidir sobre a deflagração da greve em uma assembleia nesta quinta-feira (17). A paralisação havia sido deliberada em uma plenária local no dia 10 de maio, com a participação de quase cem professores. Assim, os docentes do campus podem se somar ainda hoje à greve nacional, inclusive como forma de mobilizar os colegas dos demais campi da Unifesp. Confira os horários ao final da matéria.

Nos últimos dias, mais de vinte instituições federais deflagaram greve e cerca de outras vinte aprovaram indicativo de paralisação (confira o quadro abaixo). A única universidade federal na qual os docentes aprovaram uma resolução contrária à greve foi a do Tocantins. O indicativo nacional foi aprovado pela ampla maioria dos representantes das Seções Sindicais presentes na última reunião do setor das federais dos ANDES-SN, ocorrida nos dias 11 e 12 de maio. O Ministério da educação já foi comunicado oficialmente sobre o início da greve nacional a partir do dia 17 de maio.

Calendário de Assembleias na Unifesp:
Campus Baixada Santista – Quinta-feira (17), às 10 horas

Campus Diadema – Quinta-feira (17), às 12 horas (Deflagração de greve)

Campus São Paulo – Sexta-feira (18), às 12 horas

Campus Osasco – Segunda-feira (21), às 11 horas

Campus São José dos Campos – Segunda-feira (21), às 17 horas

Campus Guarulhos – Terça-feira (22), às 10 horas (Reunião não deliberativa na Adunifesp)

Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp – Terça-feira (22), às 12 horas, em São Paulo (Deflagração de greve)

Confira aqui as fotos da Assembleia Geral dos docentes da Unifesp

Balanço da greve nacional

Deflagração de greve aprovada: UFPR (Paraná), UFS (Sergipe) UFMA (Maranhão), UFPB (Paraíba), UFCG (Campina Grande-PB), UFAM (Amazonas), Univasf (Vale do São Francisco), UFU (Uberlândia-MG), UFRRJ (Rural do Rio de Janeiro), Unir (Rondônia), UFRPE (Rural de Pernambuco), UFPI (Piauí), Cefet-MG (Minas Gerais), UFLA (Lavras), UFES (Espírito Santos), UFOP (Ouro Preto), UFAL (Alagoas), UFPA (Pará), UFMT (Mato Grosso), UFJF (Juiz de Fora), UFV (Viçosa-MG), UNIFAP (Amapá)

Indicativo de greve já aprovado: Unifesp (São Paulo), UFF (Federal Fluminense), UFRJ (Rio de Janeiro), UFRR (Roraima), UFRA (Rural da Amazônia), Ufersa (Rural do Semi-Árido/Mossoró), UFPE (Pernambuco), CAC (Catalão), Unifei (Itajubá-MG), Unrei (São João Del-Rei-MG), Ufeid (Diamantina-MG), UTFPR (Tecnológica do Paraná), FURG (Rio Grande-RS), UNB (Brasília), Ufpel (Pelotas-RS), UFSM (Santa Maria-RS)

*Devido ao fato de muitas assembleias estarem ocorrendo simultaneamente esta semana, as informações estão sujeitas a mudanças e ainda não há um balanço nacional completo