Projeto Univercine exibe clássico Cabra marcado para morrer

O clássico do cinema político brasileiro, Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, é a atração do Projeto Univercine de maio. O documentário será apresentado em versão restaurada pela Cinemateca com patrocínio da Petrobras. A projeção será seguida de debate com a presença de Ana Lucia Lana Nemi e Bruno Konder Comparato, professores da UNIFESP. A mediação do encontro é de Mauro Rovai. O Univercine acontece neste sábado, 19 de maio, às 14 horas.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 12 anos.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho
Rio de Janeiro, 1984, 35mm, cor/pb, 119’ | Exibição em HD Cam
Narrativa semi-documental sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. A produção do filme foi interrompida em 1964, em razão do golpe militar. Dezessete anos depois, o cineasta recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. Parte da história das ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro surgem através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que fala sobre a sua trajetória nesses 20 anos e das dificuldades da família perseguida pela ditadura militar. Cabra marcado é uma das obras-primas do documentário político brasileiro, premiada em diversos festivais nacionais e internacionais. Restaurado pelo Programa de Restauro Cinemateca Brasileira – Petrobras 2009. Fotografia de Edgar Moura e Fernando Duarte.