Parcial aponta mais de 360 mil votos por “10% do PIB para Educação Pública, já”

A apuração preliminar do plebiscito popular da campanha pela aplicação imediata de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação Pública contabiliza mais de 360 mil votos, de acordo com apuração iniciada sábado (17). Das unidades federativas, São Paulo foi a que obteve maior número de participação no plebiscito, com aproximadamente 160 mil votos.

“A nossa expectativa é que ao final dessa primeira fase da Campanha sejam contabilizados cerca de 420 mil votos”, contabiliza o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Francisco Miraglia, que faz parte da coordenação da Campanha. Na consulta online, que não tem caráter oficial, até o momento já foi contabilizada a participação de 12087 pessoas, com 99,69% a favor de “10% do PIB para a Educação Pública, já!”.

De acordo com Sônia Lucio, 2ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro e membro do Comitê Nacional da Campanha, houve consenso entre todas as entidades que compõe a campanha de que o resultado do plebiscito é positivo e extremamente importante.

Sônia disse ainda que, durante a reunião do comitê realizada no último dia 17, foi decidido prorrogar a data de coleta e recebimento dos votos e listas de apuração. “Como a votação do Plano Nacional de Educação 2011-2020 foi adiada de 20 de dezembro para 8 de fevereiro, decidimos por ampliar o prazo para coleta e totalização dos votos”, explica.

A próxima reunião do Comitê Nacional da Campanha está marcada para 27 de janeiro, antecedendo o Fórum Social Mundial.  Na ocasião, as entidades irão organizar a manifestação que deverá ocorrer em Brasília no dia da votação do PNE e também deliberar sobre a retomada do plebiscito em março. A votação fa do PNE está agendada para ser realizada na Comissão Especial no dia 8 de fevereiro do próximo ano.

Outra deliberação foi iniciar o debate nas entidades que compõem a campanha pelos “10% do PIB para a Educação Pública, Já!” acerca da realização, no segundo semestre de 2012, do 6º Congresso Nacional de Trabalhadores e Estudantes para discutir a política educacional do governo Dilma Rousseff e também atualizar o PNE da sociedade brasileira.

Abrapec também apoia a Campanha

A Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec) aprovou, por unanimidade, em assembleia realizada no dia 8 de dezembro, moção de apoio aos 10% do PIB para a Educação Pública, já! A aprovação ocorreu durante o VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VIII ENPEC e do I Congreso Iberoamericano de Investigación de Enseñanza de las Ciencias – I CIEC, realizado de 5 a 9 de dezembro, na Universidade de Campinas (Unicamp). O evento reuniu cerca de 1,2 mil pesquisadores brasileiros da área de Ensino de Ciências, além de diversos participantes internacionais.

“Assim como a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a Abrapec se junta à Campanha, o que fortalece a nossa luta”, avaliou Chico Miraglia.

Fonte: Andes-SN (www.andes.org.br)