Projeto Univercine apresenta filme Terra Estrangeira, de Walter Salles

A sessão de setembro do Projeto Univercine exibe neste sábado (17), às 14 horas, o filme Terra Estrangeira, premiado longa-metragem do diretor Walter Salles, produção emblemática da retomada do cinema nacional dos anos 90. Após a projeção, dois professores do Campus de Osasco da Unifesp, a antropóloga Valéria Macedo e o historiador Murilo Leal Pereira Neto, realizarão um debate sobre o filme. A mediação será do professor Mauro Rovai.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 16 anos.

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES:
Terra Estrangeira, de Walter Salles
Rio de Janeiro, 1995, 35mm, pb, 100
Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Luis Melo, Alexandre Borges
Em 1990, em meio ao caos instaurado pelo governo Collor, um jovem deixa o Brasil depois que sua mãe morre. Ele vai para Portugal, aceitando uma encomenda suspeita para a viagem. Em Lisboa, uma jovem brasileira acaba de deixar o namorado, envolvido na mesma teia de contrabando. O destino dos dois imigrantes irá se cruzar numa fuga desesperada. Premiado em diversos festivais brasileiros e internacionais, Terra Estrangeira conta com trilha sonora de José Miguel Wisnick e fotografia de Walter Carvalho.