Comunidade Unifesp realiza novo ato pela educação pública, dia 14, na Paulista

A realização de um segundo ato na Avenida Paulista pela valorização da educação pública foi uma das principais deliberações da Assembleia Comunitária da Unifesp, ocorrida no último dia 30 e que contou com mais de cem participantes. A manifestação acontece na próxima quarta-feira (14), a partir das 10 horas e, assim como a anterior, procurará sensibilizar a população para a importância de aumentar os investimentos em educação e valorizar o trabalho de professores e servidores técnicos nas universidades e escolas públicas. A concentração será no Prédio da Caixa Econômica Federal, número 1804 da Avenida Paulista, entre as estações Consolação e Trianon-Masp do metrô.

Neste mesmo dia 14, o movimento docente nacional, por iniciativa do ANDES-SN e de diversas Seções Sindicais, também organiza mobilizações em várias cidades do país. A data foi escolhida em razão da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre a carreira dos docentes das federais. A mesa de negociações efetiva sobre o tema foi uma conquista do Termo de Acordo, assinado no último dia 26 entre o ANDES, o Proifes e o Governo Federal, e que contará com a participação das entidades docentes e dos Ministérios do Planejamento e da Educação.

No último dia 24, mais de 500 pessoas, na sua maioria estudantes, docentes e técnicos da Unifesp, realizaram um grande ato na Avenida Paulista pela valorização da educação pública. A Adunifesp-SSind. foi uma das idealizadoras da manifestação, que contou com outras entidades como a Associação dos Docentes da UFABC (ADUFABC-SSind.) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Na pauta, a luta pela aplicação de 10% do valor do Produto Interno Bruto (PIB) no setor, a defesa de salários e carreiras dignas para os trabalhadores em educação e a denúncia do Projeto de Lei 549/2009, que “limita” por 10 anos o aumento de salários e investimentos no âmbito dos serviços públicos federais.