Adunifesp realiza Assembleias para discutir salário e carreira entre 10 e 12 de agosto

Desde a última semana, docentes de dezenas de universidades federais vêm se mobilizando e debatendo como reagir às seguidas negativas do Governo Federal às suas reivindicações. Uma rodada de Assembleias será realizada pela Adunifesp-SSind. entre os dias 10 e 12 de agosto para debater a atual negociação salarial e da carreira entre o ANDES-SN e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Até o momento o Governo não apresentou qualquer índice de reajuste salarial para os docentes das federais em 2011. A situação é grave já que o projeto de lei orçamentária para 2012 precisa ser apresentado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto. Há alguns meses representantes ANDES-SN estão se reunindo com o MPOG, mas fica cada vez mais explícito que o Governo não aceita uma negociação salarial efetiva e menos ainda mudanças em seu projeto de reestruturação da carreira dos docentes das federais. Nesta terça-feira, 9 de agosto, está acontecendo mais uma reunião.

Durante toda a rodada de negociações o ANDES-SN defendeu uma política salarial que seja permanente, com reposição inflacionária, valorização do vencimento base e incorporação das gratificações. Um levantamento feito pelo Dieese para a entidade demonstrou que a perda salarial dos docentes das federais nos últimos 15 anos chega a quase 40% em alguns níveis da carreira.

O Setor das Federais do ANDES-SN irá se reunir no próximo final de semana para fazer um balanço nacional das assembleias realizadas. Em seu último encontro, realizado nos dias 6 e 7 de agosto, o sentimento era de forte indignação e disposição para o enfrentamento com o Governo. Em algumas universidades inclusive foi aprovado o indicativo de greve. O movimento docente já realizou uma paralisação nacional no dia 05 de julho e prepara uma manifestação em Brasília no dia 24 de agosto.

Confira o horário e local das Assembleias:

10/08 – Campus de Guarulhos, Sala 11, às 18 horas

11/08 – Campus da Baixada Santista, no saguão de entrada do Prédio da Ponta da Praia, às 08h30min

11/08 – Campus da Vila Clementino, Anf. Álvaro Guimarães, Rua Butucatu, 862, 1º Andar, às 12 horas

12/08 – Campus de Diadema, Anfiteatro do Prédio José de Filippi (Eldorado), às 12 horas

(Com informações do ANDES-SN)