56º Conad do ANDES-SN homologa três novas seções sindicais de São Paulo

Por Renata Maffezoli

A plenária do 56º Conad, realizado entre os dias 14 e 17 de julho em Maringá (PR), aprovou a homologação de três novas seções sindicais do ANDES-SN: Associação dos Docentes do Centro Universitário da Zona Oeste (Aduezo – Seção Sindical), Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC (Adufabc – Seção Sindical) e a Associação dos Docentes da Escola de Engenharia de Piracicaba (Adeep – Seção Sindical). A decisão será agora homologada no próximo congresso do Sindicato Nacional, que acontece no início de 2012, em Manaus (AM).

Segundo Armando Caputi, presidente da diretoria provisória da Adufabc, a homologação a seção sindical pelos delegados do Conad representa a consolidação do processo de lutas que vem sendo travado pela melhoria da qualidade de ensino e condições de trabalho na Ufbac. Caputi relatou que a universidade foi criada em 2005, e dois anos depois, começou o debate a respeito da construção da associação docente. “Foi um processo lento, e ainda em curso, para mobilizar os cerca de 400 docentes da instituição”, contou.

Além disso, o diretor da Adufabc lembrou que a Federal do ABC é fruto da reforma universitária posta em curso pelo Governo Federal.  “Ela é fruto do Reuni, é uma das que compõe o modelo estranho de universidade, uma espécie de laboratório vivo da reforma universitária iniciada no governo Lula, por isso essa homologação também é importante, para aumentar a presença do ANDES-SN nesses laboratórios de educação”, finalizou.

O fortalecimento na luta também é um dos ganhos apontados pelo presidente provisório da Aduezo. “O ANDES-SN pode nos dar respaldo e segurança de trabalho, além de apoio constante e uma visão mais ampla da luta tanto da categoria, quanto da classe trabalhadora”, contou João Bosco de Salles.

O diretor da Aduezo disse que o Centro Universitário, que começou a funcionar em 2006, tem em seu quadro 60 docentes em regime estatutário e 60 em contratação temporária, quase todos em período probatório. Por conta disso, houve certa preocupação por parte dos professores em construírem a seção sindical. “Existe um pouco de receio, pois somos todos recém contratados”, relatou, completando não percebeu nenhuma oposição da administração à organização da base na Unezo. A Adeep não conseguiu enviar nenhum representante para o 56º Conad.