Projeto Univercine apresenta filme O Desafio

A sessão de julho do Projeto Univercine exibe neste sábado (16), às 14 e 30, o filme O Desafio, do diretor Paulo César Saraceni. Após a projeção, o debate, com mediação de Mauro Rovai, contará com a presença das professoras da UNIFESP Carolin Overhoff Ferreira e Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, ambas do curso de História da Arte.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 18 anos.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
O Desafio, de Paulo César Saraceni
Rio de Janeiro, 1965, 35mm, pb, 100’
Joel Barcellos, Sérgio Britto, Hugo Carvana, Oduvaldo Vianna Filho
Um jornalista, amargurado com o fracasso de sua crença na revolução popular, vendo seus amigos serem perseguidos, presos e torturados, vê ruir também o seu caso amoroso com uma mulher burguesa. Concebido e realizado logo após o golpe de Estado de 1964, o filme estuda o desnorteio e a perplexidade das esquerdas com o início do regime militar, em paralelo à efervescência artística e intelectual em curso naqueles anos. Vencedor dos prêmios Torre-Nilson e Revista Cinema Novo no Primeiro Festival Internacional do Filme, em 1965, no Rio de Janeiro e do Prêmio Historiadores do Cinema Mundial no Festival de Cannes de 1965.