Ato em defesa da liberdade acadêmica na UFABC

Ato público contra o denuncismo, em defesa da liberdade acadêmica e da democracia

Nesta quinta-feira, dia 02 de agosto de 2018, aconteceu na Universidade Federal do ABC o “Ato público contra o denuncismo, em defesa da liberdade acadêmica e da democracia” organizado pela Associação dos Docentes da UFABC como posicionamento de repúdio aos ataques recentes sofridos pelos docentes da universidade – abordados por Comissão de Sindicância que investigaria “denúncia anônima”, agora suspensa, sobre lançamento de um livro –, e ampliação do debate sobre a crise nas universidades públicas.

Com o auditório cheio, cerca de 150 pessoas, e com a presença de representantes dos Sindicatos dos metalúrgicos do ABC, Associação Brasil de Juristas pela Democracia, Associação de Docentes da Unesp e Associação de Docentes da Unifesp o ato marcou posição contra as arbitrariedades sofridas pelos docentes da UFABC e em defesa da universidade pública dos ataques desse ilegítimo governo.

“As universidades como centros de pensamento crítico são alvo privilegiado dentro desse contexto de golpe que vivemos” – afirmou Prof. Daniel Feldmann, presidente da Adunifesp-SSind. E completou “É necessário uma campanha nacional em defesa da universidade, não pode parar aqui, o problema é nacional. Esse autoritarismo que vivemos na universidade não é descolado da concepção neoliberal, de ajuste fiscal, privatista que vivemos. É preciso mobilização para resistir”.

Ao final do ato foi tirada uma comissão para organização do um movimento nacional a partir de elaboração de um documento público contra essas arbitrariedade sofridas por servidores, especialmente aqueles presentes nas universidades públicas.

Adunifesp-SSind