Projeto Univercine realiza encontro com a cineasta Suzana Amaral

A segunda sessão de 2011 do Projeto Univercine ocorre no próximo sábado, 26 de março, às 14 e 30, e apresenta A Hora da Estrela, filme de Suzana Amaral, baseado na obra homônima de Clarice Lispector. A sessão será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e contará com a presença da própria cineasta Suzana Amaral. Pela primeira vez será apresentada na Cinemateca uma versão restaurada da obra, agraciada com o Prêmio de Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo no Festival de Berlim de 1986, além de ser a grande vencedora do Festival de Brasília de 1985.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail contato@cinemateca.org.br. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 14 anos.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
A Hora da Estrela, de Suzana Amaral
São Paulo, 1985, 35mm, cor, 96’
Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro, Tamara Taxman
Migrante nordestina trabalha como datilógrafa e vive numa pensão miserável. Conhece um operário e os dois iniciam um desajeitado romance até que uma colega de trabalho, seguindo o conselho de uma cartomante, rouba-lhe o namorado.