Editorial – Fortalecer a unidade, ampliar a resistência

 
Na medida em que o governo ilegítimo de Michel Temer e os desdobramentos do avanço autoritário no Brasil fecham o cerco sobre o funcionalismo público, maior é a necessidade de nos organizarmos nas entidades tradicionais de nossas categorias para resistir. A comunidade Unifesp deu um exemplo no último dia 01 de março, na escadaria do auditório Leitão da Cunha, em ato de apoio ao professor Elisaldo Carlini, intimado a depor, sob acusação de apologia ao crime, por conta de sua pesquisa científica.


Este é mais um ataque somado aos já amplamente conhecidos à universidade pública para desmoralizá-la e, assim, justificar a sua privatização, como o processo administrativo contra o professor Marcos Sorrentino, da ESALQ/USP, também criminalizando sua pesquisa em agroecologia, e a perseguição aberta de setores do Judiciário, Ministério Público e Política Federal contra reitores e ex-reitores, tendo como ponto mais trágico o suicídio do professor Luiz Carlos Cancellier, então afastado de suas funções e proibido de forma humilhante de entrar no campus UFSC.

Assim como corremos o risco de não ter a escolha da comunidade acatada pelo governo no complicado processo de nomeação da reitora da Unifesp no ano passado, nos últimos dias os companheiros da UFABC deflagraram uma campanha para que o ministro Mendonça Filho e Temer respeitem a lista enviada pela própria universidade e nomeiem como reitor o Professor Dácio Matheus, primeiro colocado na eleição realizada pelo Conselho Universitário daquela instituição, seguindo o resultado da consulta à comunidade, como reitor.

Com tantas agressões, é necessário aglutinarmos todas as forças possíveis e dispostas a resistir ao governo golpista. Por isso a Adunifesp-SSind convida seus associados e amigos para um encontro de confraternização e encontro político no sábado, dia 17, na sua sede (Rua Napoleão de Barros, nº841, Vila Clementino, São Paulo-SP), a partir das 16h.

Por um movimento docente unido e forte na resistência aos ataques contra a Universidade e o funcionalismo.

A Diretoria